segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

FORTE SANTA TECLA - BAGÉ

O Forte Santa Tecla está localizado no município de Bagé no estado do Rio Grande do Sul. 
Não foi difícil encontrar a localização do forte, na BR 293 há placas indicando a entrada para estrada de terra, depois o melhor é ir perguntando, pois há algumas casas durante o caminho, mas a localização do forte fica a aproximadamente 2 .200m da BR (asfalto), para ser mais exato do trevo (rótula) da entrada da cidade, você entra na estrada de terra contrária a entrada do pórtico.
Porém o decepcionante é que não existe mais o forte, pois quando se ouve falar, se imagina imensas muralhas, mas não, há só vestígios do que nos narra a história. O atual terreno do forte pertence a Prefeitura Municipal de Bagé. No local há um marco, onde nota-se a ausência de duas placas que provavelmente foram roubadas e vendidas por peso pelo valor do metal.

Localização do Forte Santa Tecla - Bagé - RS / Brasil.

Também havia uma placa turística com informações históricas, bastante danificada pela ação de vândalos...

A placa trazia o seguinte texto informativo:

Segundo o historiador João Antônio Circe, a fundação do Forte Santa Tecla ocorreu por volta do ano de 1773, sob o comando do vice rei de Buenos Aires, Gal. D. Juan Jose Vertiz y Salcedo. A coxilha que abrigou o forte ficava entre as nascentes do Rio Negro, Camaquã, Jaguarão e Ibicuí. Sua localização estratégica deve-se ao fato de ver o Uruguai a "olho nu". Em seu ponto mais alto, estava o baluarte San Agustín. Nos outros pontos, denominados San Miguel, San Juan Bautista, San Jorge e, a 5ª ponta do pentágono, à beira da ribanceira, San Francisco. Comenta-se que era possível de cada um deles, ver um ponto diferente das fronteiras, tendo assim, uma visão geral de toda a região.
Neste período, a região era ocupada, somente por índios charruas e índios missioneiros. Sua construção tem a assinatura do Eng.º Bernardo Lecoq, sendo que o Forte Santa Tecla, caracterizava-se por sua forma pentagonal irregular, sua fundações de pedra e cimento, suas paredes levantadas em leivas de barro socado e construções de pau-a-pique. Em 26 de março de 1776, as tropas portuguesas do comandante português Rafael Pinto Bandeira derrotaram as tropas espanholas instaladas no forte, depois de vinte e sete dias de batalhas sangrentas. Por esse feito, Rafael Pinto Bandeira ficou conhecido como o "maior espada brasileira do século XVIII". Um ano depois, em 1777, quando da assinatura do Tratado de Santo Idelfonso entre as coroas portuguesa e espanhola, o Forte Santa Tecla, foi devolvido as forças castelhanas novamente. Somente no ano de 1801, após muitas quarelas belicosas entre castelhanos e portugueses em solo gaúcho, que Domingos José Gonçalves, conhecido como "Porta Estandarte", tomou novamente as terras bageenses e o Forte Santa Tecla para coroa lusitana.

Imagem da localização do forte.


FORTE SANTA TECLA: DESTRUÍDO PELAS GUERRAS, DESGASTADO PELO TEMPO, SAQUEADO PELOS VÂNDALOS!!!!!!!!!!!!!!!!


TEXTO: Valfredo Neves.
Em negrito, itálico: placa turística da Prefeitura Municipal.


FOTO: Valfredo Neves.
Imagem do satélite: Google Earth.



PARA RELATOS HISTÓRICOS MAIS COMPLETOS, IMAGENS E GRÁFICOS DO FORTE ACESSE:
http://www.noticianahora.com.br/Brasil/noticia/forte-de-santa-tecla-bage-rs-por-hiram-reis-e-silva/91704#.VqeDeporLIU

http://fortalezas.org/?ct=fortaleza&id_fortaleza=387

http://www.3rcmec.eb.mil.br/historico.htm

https://www.youtube.com/watch?v=J81o8uyMjKk

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário!!!!!!!