domingo, 5 de dezembro de 2010

CERRO DE PALOMAS

A aproximadamente 20 Km de Santana do Livramento pela BR 158, existe mais uma bela obra esculpida e moldada pela mãe natureza, estou falando do Cerro de Palomas. Ele é uma referência não apenas como ponto turístico, mas também como um marco imponente que saúda os visitantes que procuram Livramento para uma infinidade de atividades como descanso, compras, aventura, etc. Da mesma forma o santanense que retorna a sua terra querida, ao passar pelo cerro, é preenchido com um sentimento que eu descreveria como se fosse um abraço de boas vindas de Santana do Livramento.

Visão do Cerro Palomas pela BR158 (sentido Lvto - Rosário).


Cerro Palomas à 20Km de Santana do Livramento.

O Cerro de Palomas é um ótimo lugar para prática do eco-turismo, apesar de estar em terras particulares é permitido o acesso ao seu cume. Uma estrada leva ao topo, mas nem sempre se encontra em condições trafegáveis.

Porteira de acesso ao Cerro (deve ficar sempre fechada porque é criado rebanho de bovinos no local).

Todo entorno do seu topo que é plano, é circundado por uma formação rochosa (característica dos chamados Cerros Chatos da região) que em determinados pontos ultrapassam os 20m de altura, ideal para atividades como rapel e escalada.

Cerro de Palomas - Santana do Livramento RS


Sua formação rochosa em alguns pontos ultrapassam os 20m.


Visão do Cerro pela estrada de terra lateral.

Lá em cima existem duas antenas, uma de uma operadora de telefonia, a outra que ficou muito tempo desativada agora está equipada com aparelhos que distribuem sinais de televisão e internet. Uma empresa prestava serviço de vigilância no local, porém como término do contrato os vigilantes foram substituídos por outras formas de segurança e aparelhos de monitoramento.

Antena no Cerro.

Com uma vista privilegiada é possível admirar as planícies da campanha gaúcha, vinhedos e os carros que passam pela BR 158, que lá de cima parecem ser miniaturas.

Vista do Cerro - Campanha gaúcha.


Vista do Cerro - Estrada de acesso e ao fundo vinhedos.


Vista do Cerro - BR 158.


Cerro de Palomas - Santana do Livramento - RS.




CERRO PALOMAS, ESCULPIDO PELA MÃE NATUREZA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



COORDENADAS: 30° 49' 29.46" S - 55° 20' 59.23" O.



TEXTO: Valfredo Neves.



FOTOS: Valfredo Neves.



Veja mais sobre a Geologia do Cerro de Palomas e sobre Paleontologia nas proximidades em:




6 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado meu nobre!!!!!!!
      Saudade do amigo!!!!!!!!!
      Forte Abraço!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
    2. Passei agora por este espetáculo natural e te agradeço pelas informações. Muitíssimo úteis para mim. Abraço fraterno.

      Excluir
    3. Olá Maurício!!!!!!!
      Fico muito feliz pela sua visita no Blog e fique sabendo que seu comentário serve como um grande incentivo no desenvolvimento do nosso projeto!!!!!!!!

      Um Grande Abraço!!!!!!!!!!!

      Excluir
    4. Joel chaves Oliveira30 de junho de 2016 23:02

      Blz naci aí em Santana do livramento .faz 50 anos que não vou aí mas tatu muito lindo.Tenho parentes que ainda morão aí eu sou Joel chaves Oliveira. Tio Amândio chaves já falecido e outro Repetos ali para baixo perto do arroio blz muita saudade.mas ainda vou tentar ir ai

      Excluir
    5. Olá Joel!
      Livramento está sempre de braços abertos a todos!
      Em 50 anos, houve muitas mudanças...
      Em 50 anos, nada mudou...
      Várias interpretações, muitos pontos de vista, diferentes ângulos, talvez não encontre o que vira rever, mas mesmo assim encontrará Livramento!!!!!
      Forte Abraço!!!!!!!!

      Excluir

Deixe seu Comentário!!!!!!!