sábado, 11 de fevereiro de 2017

AQUÁRIO DE BONITO - MS


Após um dia intenso de atividades e dispostos a aproveitar em 3 turnos (manhã, tarde e noite) a nossa curta passagem por Bonito - MS, recomendações indicaram o Aquário de Bonito como uma excelente opção para ocuparmos um dos períodos noturnos de nossa insaciável busca por aventura, natureza, cultura e conhecimento.

Antes do Aquário fomos até a Praça da Liberdade para ver de perto o que havíamos visto de longe quando chegamos em Bonito, o Monumento Piraputangas. 

Já o tínhamos visto de dia, porém com os chafarizes desligados. Esses, quando ligados, no período noturno, dão o efeito como se estivesse saltando água por conta do salto das Piraputangas, tornando-as quase com vida. É mágico!

Monumento Piraputangas - Bonito - MS / Brasil.

O Monumento Piraputangas é obra do artista plástico Cleir, construído em argamassa armada com 8 metros de altura. Foi inaugurado dia 1º de agosto de 2007.

Piraputangas na Praça da Liberdade em Bonito - MS.

Piraputanga (Brycon hilarii) é o peixe mais abundante nos rios de Bonito. A coloração prateada com a cauda vermelha confere à espécie um visual nobre, contemplado nas águas cristalinas da região. Alimentam-se de frutos da mata ciliar. Pesa até 3 Kg e pode chegar até 40 cm de comprimento.

Bonito - Mato Grosso do Sul / Brasil.

Após a visita ao Monumento Piraputangas partimos para o Aquário de Bonito, é bem próximo, fica a aproximadamente 150 m da Praça da Liberdade, na rua 24 de fevereiro, nº 2083.

O Aquário de Bonito por estar localizado no centro da cidade caracteriza-se por ser um passeio urbano que pode ser realizado das 09:00 às 23:00 hs. Trata-se de um empreendimento da iniciativa privada, que trás como benefícios um programa educativo e de informação aos visitantes.

Aquário de Bonito - MS.

O Aquário de Bonito dispõe de aproximadamente 60 espécies nativas da região de Bonito, Serra da Bodoquena e Pantanal. São mais de 3.000 exemplares.

No inicio do percurso o Aquário conta com peixes carnívoros como a Traíra (Hoplias malabaricus) e também várias espécies de pequeno porte. Um dos tanques iniciais mostra alguns materiais poluentes como latas fios, etc, podem levar anos para se decomporem poluindo os eco sistemas.

Corredor do inicio do passeio - Peixes de pequeno porte.


A amostra, trás a reflexão quanto ao prejuízo causado pela poluição dos rios...


Cará ou Acará (Laetacara flavilabris) e Lambari (Astyanax bimaculatus).


Peixe Mato Grosso (Hyphessobrycon eques).

Há guias do Aquário a disposição durante o trajeto, porém só se manifestam quando são solicitados. Esse procedimento consiste em deixar o visitante a vontade durante o passeio, pois em todos os tanques há informações suficientes sobre as respectivas espécies em exposição.

Espécies como Joaninha, Jeju e Pacu Peva dividem o espaço com o incrível Cara Açu.


"Pra mim um dos mais lindos" - Cara Açu (Astronotus crassipinnis).

O percurso é relativamente curto, mas enriquecedor. O passeio tem duração média de 40 min, é autorizado fotografar, porém não é permitido o uso do "flash". Outra restrição importante e sempre presente em cartazes durante o trajeto é de "não bater nos vidros" para não assustar os peixes.

Peixes fantásticos no Aquário de Bonito.


O passeio se faz marcante e inesquecível  para o público infantil.

No amplo salão onde ficam os tanques, podemos destacar o aquário do Pintado Albino (Pseudoplatystoma corruscans) e também num dos aquários de peixes de grande porte o Jaú (Paulicea luetkeni) com mais de 30 Kg.

Tanque comunitário (cágados).


Ao fundo aquário de peixes de grande porte.

Uma das atividades que chamam bastante a atenção no Aquário de Bonito é a alimentação dos peixes carnívoros. Essa por sua vez pode ser acompanhada pelos visitantes, porém há dia e hora para que isso aconteça, interessante se informar no local. Infelizmente só ficamos sabendo posterior a nossa visita.

Piranhas (Pygocentrus nattereri) são uma das espécies carnívoras do aquário.

Provavelmente em algum momento do passeio em Bonito, o visitante irá visualizar em seu habitat natural e estar bem próximo de alguma, ou de várias dessas espécies em exposição no Aquário.

Também pode acontecer em ordem inversa, do visitante já ter tido uma experiência em outro passeio com uma dessas espécies e no Aquário saber mais informações e curiosidades da mesma.

Pacu (Piractus mesopotamicus).


Cachara (Pseudoplatystoma fasciatum).

O ponto marcante de nossa visita ficou por conta das Arraias, diríamos os mimos, presentes inclusive no Logo do Aquário. Elas ficam bem ao fundo, no tanque chamado Sensorial. Foi um dos pontos fortes da visita, pois na ocasião era permitido tocá-las, fazendo com que a interatividade se tornasse uma experiência inesquecível.

Arraias do Aquário de Bonito.


Interatividade no Tanque Sensorial.


Aquário de Bonito - MS / Brasil.


Tanque da Arraias no Aquário de Bonito.

Gostamos muito do passeio, apesar de curto é rico em informações. Por se tratar de um passeio urbano, recomendamos que seja feito no período noturno, pois durante o dia há muitas opções de atividades e passeios que lhe exigirá mais tempo e disposição. 

E assim foi nosso passeio no Aquário de Bonito, visualizamos espécies incríveis, as quais, algumas já conhecíamos, outras não, e outras iríamos conhecer mais adiante. Tiramos dúvidas, agregamos conhecimento e interagimos com os animais.

Nos despedimos do Aquário dando uma ultima olhada no tanque dos Pacus e posteriormente passaríamos na lojinha na entrada do Aquário onde é comercializado roupas e suvenires com a marca do Aquário. 

O incrível é que posteriormente eu nadaria junto a eles na Praia da Figueira.

Outros passeios em Bonito serão compartilhado em postagens exclusivas, até a próxima...





AQUÁRIO DE BONITO - EDUCAÇÃO E INFORMAÇÃO EM MAIS UMA OPÇÃO DE PASSEIO URBANO EM BONITO!!!!!!!!!!!!!!!!




TEXTO: Valfredo Neves.




FOTOS: Valfredo Neves.




VEJA MAIS SOBRE ARRAIAS DE ÁGUA DOCE EM:







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário!!!!!!!