domingo, 17 de novembro de 2013

CANYON FORTALEZA

Em busca de natureza e aventura chegamos planejadamente a Cambará do Sul, nordeste do estado do Rio Grande do Sul já com as luzes da cidade em substituição ao sol que se cansou de nos fazer companhia durante a nossa longa viagem, logo na entrada da cidade a 2 Km do pórtico vimos uma placa que trazia a inscrição "Informações Turísticas", se tratava de uma placa na  Agência da Colina - Eco Turismo, onde paramos para pegar algumas informações referentes aos atrativos, atividades e sobre a localização da nossa pousada. Estavam quase fechando, mas nos deram uma atenção especial, e com isso decidimos ir com eles até o Cânion Fortaleza logo pela manhã. Não tivemos dificuldade em encontrar nossa pousada (http://eobixopegando.blogspot.com.br/2013/06/pousada-vila-ecologica.html ), a cidade é pequena, de apenas sete mil habitantes, o nome Cambará se originou de uma árvore típica da região que pode ser visualizada na praça central da cidade. Cambará em Tupi-Guarani quer dizer "folha de casca rugosa". A região abriga dois Parques Nacionais, o Aparados da Serra e o Serra Geral, que somam, aproximadamente 27.000 ha de áreas conservadas.

Pórtico da entrada de Cambará.

Logo cedo pela manhã após o café, como combinado chegou nosso guia em uma Land Rover branca com mais dois casais que formariam nossa turma nessa inesquecível jornada. O Cânion Fortaleza fica a 23 quilômetros da cidade, uma parte da estrada é asfalto, mas um longo trecho é de estrada de terra pedregosa um dos motivos que nos levou a optar pelo passeio guiado com translado. O Fortaleza é um dos Cânions do Parque Nacional da Serra Geral, e ao passar pela entrada do parque que é controlado pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), fomos anotados quanto a quantidade e a origem dos visitantes, não se paga nada para acessar o parque, porém deve-se obedecer algumas regras do tipo: 
- A visitação pública é permitida apenas nas trilhas da parte sul do Cânion Fortaleza;
- É proibida a prática de Camping;
- É proibida a permanência noturna nas áreas do parque;
- É proibido o uso de fogueiras nas áreas do parque;
- Horário de visitação é das 08:00 às 17:00 de segunda a domingo.

Entrada do Parque Nacional da Serra Geral - Cambará do Sul / RS.

O passeio pelo Parque Nacional da Serra Geral é rustico, ou seja, no interior do Parque é você e a natureza, não terá infraestrutura como banheiros e água encanada, o último banheiro é na portaria do parque e durante as trilhas há pontos de coletas de água (nascentes) que serão indicados pelos guias, se seu passeio for auto guiado terá que arriscar ou descobri-las sozinho o que particularmente não achei um problema.

São duas as trilhas principais, a Trilha do Mirante que dá aproximadamente 3,5 Km ida e volta e a Trilha da Pedra do Segredo que também tem a mesma distância 3,5 Km ida e volta, porém em lugares distintos uma da outra. A Trilha do Mirante é fácil encontrar é só seguir até terminar a estrada, mas a Trilha da Pedra do Segredo tem que estar atento nas placas pela estrada pois a placa que indica a trilha está envelhecida e apagada pela ação do tempo. 

No final da estrada pedregosa está o estacionamento, não tem como errar, pois não tem mais estrada mesmo, só voltando pela mesma. No estacionamento fica o inicio da Trilha do Mirante, a partir desse ponto fica proibido o acesso com veículos automotores, é permitido o uso de "bike" mas é quase certo que você caminhará ao seu lado durante 50% do percurso.

Land Rover no estacionamento da Trilha do Mirante - Canyon Fortaleza.

Na área do estacionamento encontramos um graxaim (tipo um cão do mato), que segundo o guia teria perdido o instinto selvagem de caçar, pois encontra comida fácil nos tonéis de lixo e também são alimentados erroneamente pelas pessoas que acham "engraçadinho" alimentá-los com salgadinhos e outras coisas. Cuidado esses animais se alimentados com doces correm sérios riscos de contrair diabetes.   

 Inicio da Trilha do Mirante - Graxaim no Canyon Fortaleza. 
        
A trilha é de classificação fácil apesar dos seus 3,5 Km (ida e volta) e uma subida considerável, porém a vista lá do alto revigora e renova as forças, durante o trajeto é possível reconhecer algumas plantas e conhecer flores, pois o local possui uma flora exuberante.

Trilha do Mirante - Na parte mais alta do cerro avistamos nosso destino.


   Passarela de madeira na Trilha do Mirante - Flora exuberante...

Avançávamos na trilha procurando saber uns sobre os outros enquanto nosso guia nos contava algumas histórias e identificava algumas espécies de plantas. Chegamos então no primeiro mirante que protegido por uma frágil mas esclarecedora tela (cerca) tivemos o primeiro contato com o Cânion. A sensação foi incrível, mas parece que faltou alguma coisa, ou ainda, tinha algo que me incomodava, talvez a tela não sei, talvez por ela não fazer parte daquilo ao mesmo tempo que se tornava necessária naquele lugar. Prosseguimos então...  

Primeiro contato com Fortaleza.


Primeiro Mirante no Cânion Fortaleza.

A trilha então começa a ficar mais acidentada nesse trecho que parece voltar para trás, a partir de agora é somente subida até chegarmos no mirante principal do Cânion Fortaleza.

Trilha do Mirante - Canyon Fortaleza / Cambará do Sul.


ALGUMAS BELEZAS PELO CAMINHO:   

     
                                           Amoras - Flora.

     
                                  A Terra se abre - Xaxim.

A Natureza então...


...Revela sua força!!!!!!!!

Agora perdeu-se o efeito surpresa, a cada passo a natureza mostra mais e mais o seu poder, a sua magia. Seguimos pela trilha com o Cânion a nossa esquerda e quando olhávamos para trás avistávamos o litoral e a imensidão do mundo. Nossa interação uns com os outros pra quem visse diria que nos conhecíamos a anos, a décadas, tamanha era a identificação entre nós,estávamos ali procurando talvez as mesmas coisas, as mesmas respostas e repartindo essa jornada espetacular que aqui me esforço para compartilhar, porém tudo que eu tentar descrever com palavras é incomparável e minimizado com a real experiência de estar em lugar como esse.

Trilha do Mirante - Cânion Fortaleza - Ao fundo o litoral.

Agora não tem mais cerca, o limite é marcado pelo bom senso e pela responsabilidade de seus atos. Não sei se filmo, não sei se fotografo, a energia é tamanha que a vontade era de não levar nada, máquina alguma, aproveitar o máximo e fotografar na retina, porém são momentos que você quer de alguma forma eternizar e com o projeto do blog, agora seria egoismo de minha parte ficar com isso só pra mim.

Cânion Fortaleza - Parque Nacional da Serra Geral - Cambará do Sul - RS / BR.


Cachoeira Fortaleza.


Trilha do Mirante - Cânion Fortaleza.

Chegamos enfim no mirante principal e quando você acha que nada mais lhe surpreenderá, você nota que está profundamente (literalmente) enganado. Os sentimentos são os mais variados possíveis, primeiro você se sente realmente especial por estar naquele lugar, logo em seguida você se sente solidário e queria que todos os seus amigos estivessem ali com você, logo mais vem uma sensação de egoismo que você gostaria de estar ali sozinho em silêncio admirando aquilo tudo sozinho. Mas a ficha cai mesmo, quando você se da conta que não é nada, sim não somos nada... A Natureza é tão forte e absoluta em lugares como esse que você nota que é muito pequeno... Inexplicavelmente de alguma maneira você sente a mão de Deus em lugares extremos como esse.

Canyon Fortaleza - Cambará do Sul / RS.


Canyon Fortaleza - Parque Nacional da Serra Geral / Brasil.

Outras turmas maiores e pessoas que vieram por conta chegaram e formaram uma pequena aglomeração no mirante, todos procurando a melhor foto, guias explicavam sobre as formações.
Aqui está a divisão territorial entre o estado do RS e SC. As bordas do Cânion Fortaleza está em Cambará / Rio Grande do Sul e as paredes e o fundo estão no município de Jacinto Machado / Santa Catarina. O Cânion recebe esse nome por conta de seus paredões que formam uma imensa muralha, lembrando a fortificação de uma grande fortaleza.

Nossa turma ao centro e uma turma grande ao fundo - Mirante do Cânion Fortaleza.


O Cânion Fortaleza tem 7,5 Km de extensão.


Canyon Fortaleza - Parque Nacional da Serra Geral - Cambará do Sul / RS.


Canyon Fortaleza - Cambará do Sul / RS.


       
                                          Canyon Fortaleza.                             


                            
A largura de um lado a outro chega a dois quilômetros.


Cânion Fortaleza - Cambará do Sul / Brasil.


Cânion Fortaleza - Parque Nacional da Serra Geral / Brasil.


Os paredões rochosos formam uma muralha de 5.800 m dos 7.500 m de extensão do Cânion.


Natureza ao extremo!!!!!!!!!!!!


Os paredões chegam a 600 m de altura.


Os donos do pedaço!!!!!!!!!!!


Nossa turma - A altitude máxima no Fortaleza está em torno de 1.157 m.


Canyon Fortaleza - Natureza ao Extremo.

Voltamos lentamente na mesma trilha, pois essa era só a primeira parte da nossa aventura, ainda tínhamos que percorrer a Trilha da Pedra do Segredo nesse mesmo Cânion, mas essa é uma outra história em uma nova postagem.



CAMBARÁ DO SUL A TERRA DOS CÂNIONS - A NATUREZA É FORTE AQUI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


OBS.: Optando por uma agência de turismo você estará poupando o seu veículo, tendo maiores informações da região, história, cultura, estará contribuindo com a economia local, geração de emprego e renda e o desenvolvimento da região. Faça a sua parte!!!!!!!!

AGÊNCIAS DE TURISMO:
- Agência da Colina:

- Agência Guia Aparados da Serra:

- Cambará On Line

- Cânion Turismo Viagens e Aventuras:


ÓRGÃOS AMBIENTAIS:


COORDENADAS:
Mirante do Cânion Fortaleza - 29º03'44" S - 49º57'26" O.
Estacionamento da Trilha do Mirante - 29º04'04" S - 49º57'52" O.


TEXTO: Valfredo Neves.



FOTOS: Valfredo Neves.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário!!!!!!!