quinta-feira, 25 de abril de 2013

TORRES

Passando por Torres em nossas férias de 2012, não podemos deixar de conferir suas belezas naturais, numa rápida, porém marcante visita.

Torres é um município brasileiro situado no extremo norte do litoral atlântico do estado do Rio Grande do Sul. A paisagem da cidade se destaca por ser a única praia do Rio Grande do Sul que sobressaem paredões rochosos à beira mar, e por ter à sua frente a única ilha marítima do estado, a Ilha dos Lobos, situada a 2 quilômetros da costa.
Seus rochedos popularmente conhecidos como "torres" deram origem ao nome da cidade.

A orla marítima municipal é dividida em cinco praias principais, cujos limites são formados pelas várias elevações rochosas. São elas na ordem norte-sul: Praia Grande, Praia do meio, Praia da Cal, Praia da Guarita e Praia de Itapeva.

PRAIA GRANDE
Com dois quilômetros de extensão, vai da barra do Rio Mampituba (também conhecido como Praia dos Molhes) até o primeiro afloramento rochoso, que é raso e não tem nome, é a praia preferida para banho de mar e onde ocorre a maioria dos eventos esportivos e shows a céu aberto no verão.

Morro do Farol - Logo atrás o mar da Praia Grande - Torres / RS.

PRAIA DO MEIO OU PRAINHA
Com seiscentos metros, seguindo até o Morro do farol, não é muito adequada para banhos em vista das muitas rochas no fundo.

Morro do Farol - Torres - RS / BR.

PRAIA DA CAL
Entre o Morro do Farol e o Morro das Furnas, cujo o nome se deve à antiga presença de fornos de torrefação de conchas retiradas de sambaquis¹ para fabricação de cal.

Praia da Cal, entre o Morro do Farol e o Morro das Furnas mais ao fundo.

Pratica-se em Torres uma grande variedade de esportes ao ar livre e indoors. Também é realizado em Torres o Festival Internacional de Balonismo (considerado um dos maiores do mundo) entre os meses de abril e maio.

Atraídos pelo sucesso do Festival Internacional de Balonismo, praticantes de outras formas de esporte aéreo estão se interessando pela cidade e, segundo a prefeitura, Torres está a caminho de se tornar a capital estadual do esporte aéreo, incluindo as modalidades de parapente (com e sem motor), aviação e ultraleve.

Área de decolagem para vôo livre no Morro do Farol - Torres / RS.


Paraglaider em Torres - RS / BR.


Vôo Livre em Torres - Rio Grande do Sul / Brasil.


Decolagem de parapente no Morro do Farol - Torres / RS.

PRAIA DA GUARITA
Entre o Morro das Furnas e o Morro da Guarita, junto ao parque ecológico que leva o seu nome.

Parque Estadual da Guarita (teremos ums postagem exclusiva sobre esse parque).


Praia da Guarita - Torres - Rio Grande do sul / Brasil.

Graças as suas praias, rios e lagoas, Torres pode explorar muitas atividades esportivas aquáticas, seja competitivas ou recreativas. Uma das mais populares é o surf, com várias provas, entre elas o Brasil Tour de Surf Profissional, a Taça Medeirite, que reúne grandes nomes do surfe gaúcho, o Billabong Colegial de Surf, eleito o melhor evento de surf do estado, o Planeta Surf Hang Loose, válido pelo circuíto estadual de surf amador e o Circuíto Interno de Surf.

PRAIA DE ITAPEVA
Do Morro da Guarita até o Morro de Itapeva (em Tupi-Guarani "Pedra Chata"), a maior de todas com seis quilômetros de extensão, sendo a mais distante do centro urbano e por isso a menos frequentada.


Praia de Itapeva - Torres / Rio Grande do Sul.



TORRES - SEUS PAREDÕES A TORNARAM A MAIS BELA PRAIA DO RIO GRANDE DO SUL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


¹ SAMBAQUI - Nome indígena dado a depósitos antiquíssimos, constituídos de montões de conchas, restos de cozinha e de esqueletos acumulados por tribos selvagens que habitavam o litoral americano em período pré-histórico.


TEXTO: Fonte: Wikipédia (A enciclopédia livre).
                Introdução e legenda das fotos: Valfredo Neves.


FOTOS: Valfredo Neves.



Veja também sobre: História, geografia, economia, administração, infraestrutura, cultura em:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário!!!!!!!