domingo, 9 de novembro de 2014

CÂNION ITAIMBÉZINHO - TRILHA DO COTOVELO

A entrada do Parque Nacional Aparados da Serra que leva ao Cânion Itaimbézinho fica a aproximadamente 18 quilômetros do centro de Cambará do Sul, os quais em quase toda a sua totalidade é percorrido por uma estrada de terra, que na ocasião estava muito bem conservada e tranquila por sinal, exceto por estar bastante seca o que eventualmente nos fazia sumir em uma nuvem de poeira ocasionada por carros que nos ultrapassavam. Quando da aproximação da entrada uma placa depreciada pela ação do tempo nos indicava a chegada ao Parque. Uma bilheteria cobra uma pequena quantia pelo acesso, pois aqui ao contrário do Cânion Fortaleza¹ que é mais rustico e natural (mas não menos incrível), é oferecido ao visitante toda uma infra-estrutura, como banheiros, água, etc (outras coisas relativas a infra-estrutura citarei no decorrer da postagem e estarão sublinhadas como estas anteriores). Não se adiante em tirar dúvidas sobre o Parque e os passeios na bilheteria, pois no interior do mesmo há um local chamado Centro dos Visitantes onde funcionários do Parque irão lhes tirar todas as dúvidas referentes aos passeios. 

Entrada do Parque Nacional dos Aparados da Serra que leva a passeios na parte superior do Cânion Itaimbézinho.


Após o acesso uma estrada asfaltada leva a um amplo estacionamento.


Local para fotos coletivas de grupos e excursões e ao fundo o Centro de Visitantes.

A Trilha do Cotovelo tem uma distância de 3 quilômetros de ida e os mesmos 3 quilômetros de volta, totalizando 6 quilômetros que podem ser percorridos a pé ou de bicicleta. O passeio é auto-guiado, ou seja, você não precisa de um guia para fazê-lo a trilha é muito bem balizada e não tem como se perder, a duração do percurso é estimada em 3 horas, porém esse dado é uma média e não uma regra, uns fazem em mais e outros menos dependendo da pressa e do preparo físico de cada um.

Inicio da Trilha do Cotovelo.


Ponte sobre o Rio Perdiz na Trilha do Cotovelo.

Eu particularmente achei a trilha super tranquila, pois é plana em toda a sua extensão, até a proximidade do Cânion é tipo uma estrada, mas não é permitido o trânsito de veículos de passeio, somente podem transitar pela trilha veículos do IBAMA² e do ICM Bio³ que é o órgão responsável pela preservação do local. Uma observação importante é que a Trilha do Cotovelo é aberta ao público somente até as 15:00 horas.

Trilha do Cotovelo - Parque Nacional dos Aparados da Serra.


Trilha do Cotovelo - Cânion Itaimbézinho - Aparados da Serra.

Nas laterais da trilha é possível observar que a mata é fechada e bem preservada, por baixo quase sempre a presença de xaxins e no decorrer é notável a presença de espécies mais conhecidas como a carqueja, bromélias entre outras. Araucárias são árvores características da região e estão sempre presentes em fotos panorâmicas.  Pela manhã bem cedo é possível também observar o espetáculo do orvalho formando gotículas nos brotos das taquareiras.

Carqueja e Bromélias.


O orvalho nos brotos das taquareiras.

São comuns placas no decorrer da trilha, algumas restritivas, várias delas advertem que "É proibido a coleta de material vegetativo".


Araucárias emolduram a foto do Arroio Preá.


Araucárias são árvores características da região.

Há lixeiras em todo decorrer da trilha, portanto não jogue lixo na natureza, também há um cuidado especial quanto a cigarros e fósforos o que podem ocasionar incêndios, portanto mais uma vez "faça uso das lixeiras".

Próximo ao Cânion sombra e local para descanso.

No primeiro contato com o Itaimbézinho fiquei impressionado, emocionado, tamanho a força da natureza, você se sente "nada", "pequeno, muito pequeno", a natureza é soberana aqui, apesar de estática ela é "forte, muito forte", me lembro dessa sensação quando em visita as Cataratas do Iguaçu, porém lá ela está em movimento o que a torna mais incrível ainda. Fiquei em silêncio por alguns minutos, tentando esvaziar a mente e curtir a imagem que acredite, mexe com você. Essa hora é tipo um "Reset", você quer atirar seus problemas no Cânion e sair de lá zerado, é tipo se confessar com um padre na igreja católica ou pedir perdão pelos seus pecados num culto evangélico, a energia é tanta que a busca é essa mesmo, você quer se reinventar a partir desse momento, corrigir erros e se tornar uma pessoa melhor. A natureza transforma você, o faz rever alguns conceitos.

Cânion Itaimbézinho.


Cânion Itaimbézinho - Trilha do Cotovelo.


Cânion Itaimbézinho - Trilha do Cotovelo.

O Cânion Itaimbézinho tem em suas dimensões a extensão de 5,8 Km, largura máxima de 600m e altura máxima de 720m. Agora a trilha perde o formato de estrada e ganha o de trilha mesmo, margeando a borda do cânion. No primeiro contato uma cerca limita a distância de aproximação, logo em seguida apenas um cabo de aço sugere o ponto máximo da aproximação, mais 200m e chegamos ao primeiro mirante que mostra um pouco da profundidade e também a proximidade com a parede gigante do lado oposto.

Cânion Itaimbézinho - Parque Nacional do Aparados da Serra - RS / BR.


Mirante no Cânion Itaimbézinho - Trilha do Cotovelo.


Cascata do Arroio Preá - Vista do Mirante da Trilha do Cotovelo / Cânion Itaimbézinho.


Cânion Itaimbézinho em profundidade.


Cânion Itaimbézinho - Vista do mirante.

Há mais dois mirantes menores, e mais uma vez lembro que cabos de aço são apenas uma sugestão do limite, isso é, você é vigiado apenas pelo bom senso, cuidado ao procurar o melhor ângulo para fotografar além do cabo de aço, acidentes já aconteceram no Cânion.

Cânion Itaimbézinho - Trilha do Cotovelo.


Cânion Itaimbézinho - Parque Nacional dos Aparados da Serra - RS / BR.


Cânion Itaimbézinho - Parque Nacional dos Aparados da Serra.

O nome Itaimbézinho vem do Tupi-guarani "ita" = pedra, "aimbé" = cortada. É possível também realizar um passeio pelo interior do cânion, chamado Trilha do Boi¹¹, que parte do município de Praia Grande em Santa Catarina. Também é importante comentar que não é permitido pernoitar ou acampar no interior do Parque, outras restrições serão citadas no final da postagem.

O Cânion faz a divisa dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.


O incrível Itaibézinho.


Cânion Itaimbézinho, a proximidade com a muralha impressiona.

O passeio é fantástico e rejuvenescedor, a volta é super tranquila, por que você vem com a alma purificada e a satisfação de ter conhecido um lugar como esse é plena. Voltando ainda ao Centro de visitantes ainda me esperavam para realizar a Trilha do Vértice, mas essa é uma outra história que contarei na próxima postagem. Espero que tenham gostado das imagens e do relato e ficaria muito feliz se comentassem ao final. Grande abraço a todos e até a próxima.




CÂNION ITAIMBÉZINHO, A NATUREZA TRANSFORMA VOCÊ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!




ALGUMAS RESTRIÇÕES QUE SÃO LEMBRADAS EM UMA PLACA NO DECORRER DA TRILHA - É TERMINANTEMENTE PROIBIDO:
- DEPREDAR.
- MOLESTAR ANIMAIS.
- COLETAR PINHÃO.
- COLETAR M,INERAIS E ESPÉCIE DE FAUNA E FLORA.
- FAZER ALGAZARRAS.
- SOM EM ALTO VOLUME.
- JOGAR LIXO FORA DOS LOCAIS INDICADOS.
- JOGAR TOCOS DE CIGARROS E FÓSFOROS FORA DOS LOAIS INDICADOS.


PROTEJA O MEIO AMBIENTE!!!




TEXTO: Valfredo Neves.




FOTOS: Valfredo Neves.






² IBAMA / Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - http://www.ibama.gov.br/

³ ICM Bio / Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - http://www.icmbio.gov.br/portal/







8 comentários:

  1. Parabéns pelo relato ! Foi a descrição sobre o passeio que continha mais detalhes. Pretendo ir lá e, com isso, sanei alguma dúvidas. Valeu ! Show !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado!!!!!!!! Fico muito feliz e entusiasmado em receber comentários e sendo dessa envergadura nos motiva ainda mais em prosseguir e compartilhar nossas jornadas.

      Um Grande Abraço!!!!!!!

      Excluir
  2. Obrigada pelo relato foi muito importante para nós termos toda essa noção antes da nossa visita que estamos à caminho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Da mesma forma para nós seu comentário é importantíssimo, o qual nos motiva a prosseguir em nosso projeto!
      Tenho certeza que seu passeio será uma aventura incrível...
      Obrigado a você pela participação!!!!!!!

      Excluir
  3. Olá!
    Para as pessoas que estão indo ao local, buscando por informações e imagens que possam sanar um pouco da curiosidade e ansiedade que naturalmente sentimos antes de conhecer um lugar como este, seu relato foi esclarecedor e a disposição das fotos bem dinâmica, nos dando uma clara impressão do que nos espera. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patrícia!
      Obrigado querida! Fico muito feliz com comentários construtivos e motivantes como o seu.
      Suas palavras nos acrescenta entusiasmo em nosso projeto e o desejo de continuar compartilhando nossas jornadas...
      Um Grande Abraço!!!!!!!!!!

      Excluir
  4. Fui hoje ao Canyon Fortaleza. Amanhã irei ao Itaimbezinho!
    Tive a mesma sensação q vc: senti que eu me confessava com a Natureza! Agradeci a Deus a oportunidade de poder visitar um lugar tão lindo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Maria são lugares incríveis, rejuvenescedores que reativam nosso espírito aventureiro... Na parte espiritual acho que o contato com a natureza nos trás paz, é muito legal, você volta melhor!
      Obrigado pelo comentário e desejamos um ótimo passeio pra vcs!!!!!!

      Um grande abraço!!!!!!!!

      Excluir

Deixe seu Comentário!!!!!!!