domingo, 2 de junho de 2013

PARQUE DA GUARITA

O Parque Estadual José Lutzenberger batizado com o nome de um ambientalista gaúcho, um dos maiores incentivadores para sua criação também é popularmente chamado de Parque da Guarita. É uma unidade de conservação brasileira com 350 hectares e abre o ano todo das 08:00 às 20:00hs, porém é mais frequentado no verão por conta do período de férias e da procura pela Praia da Guarita bem como por suas trilhas e morros. O parque foi criado em 1971 e embora seja estadual está sob responsabilidade do município, recebe anualmente cerca de 300.000 visitantes.

Parque Estadual José Lutzenberger - Parque da Guarita / RS.


Parque da Guarita - Torres - RS / Brasil.


Parque da Guarita - Torres / Rio Grande do Sul.

Quanto ao acesso ao parque é cobrado uma pequena quantia, praticamente irrisória, de carros e motos que é revertida na preservação, conservação e manutenção do parque, pedestres e veículos com placa de Torres não pagam ingresso. O parque conta com um estacionamento amplo, uma praia para banho de mar e trilhas ecológicas. No decorrer do parque há placas com informações da história geológica e ecológica da região, também lendas e algumas restrições que visam a preservação de algumas áreas.

Morro da Guarita.

A formação geológica do Parque Estadual da Guarita remonta a 250 milhões de anos - a pedra da guarita - a menor das torres - com aproximadamente 25 metros, é constituída por duas unidades diferentes.

Conforme o geólogo Rivaldo Raimundo da Silva da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Torres, na base do morro há o Arenito Botucatu de coloração avermelhada e origem eólica (depositada pelos ventos). No topo há um material de origem vulcânica.

O Arenito Botucatu se formou entre 200 e 145 milhões de anos, no período jurássico, e representa um período desértico que se estendia o que é hoje a região sul do Brasil até onde está o estado de São Paulo. Já o basalto foi depositado sobre o arenito quando ocorreu aquele que é considerado o maior evento vulcânico fissural do mundo, com sucessivos derrames de lavas em todo Rio Grande do Sul - entre 250 e 65 milhões de anos - durante a chamada era mesozoica, a era dos dinossauros.

Morro da Guarita - Parque da Guarita - Torres.

A subida no Morro da Guarita está suspensa, o morro está interditado por conta da segurança das pessoas e pela preservação da formação que corre o risco de desmoronamentos. Placas locais advertem sobre isso e ratificam a restrição.

Morro da Guarita - Torres / RS.

Pois bem, quando acessei o parque a Iolanda e o Lino ficaram em uma área destina a venda de artesanatos que fica bem em frente a portaria do parque, pois é proibido o ingresso com animais de estimação (então quando em visita ao Parque da Guarita não leve o seu Pet para evitar ser barrado logo na entrada), algumas centenas de metros cheguei a um amplo estacionamento onde deixei o carro e comecei meu passeio  atravessando um longo gramado com um lago a minha esquerda, então cheguei na areia, fina e fofa, em minha frente estava o Morro da Guarita e a esquerda do morro a Praia da Guarita que fica entre a Torre do meio e o Morro da Guarita, segui minha caminhada em direção a Torre Sul, pois avistei aqueles paredões que de pronto aguçaram a minha curiosidade.

Torre Sul - Parque da Garita - Torres / RS.


Paredões da Torre Sul no Parque da Guarita - Torres.

Somente a Torre Norte também conhecida como Morro do Farol fica fora do perímetro do Parque da Guarita, as outras ficam em seu interior, cheguei em sua base onde uma placa indica o começo da trilha que recebe o nome de Trilha da Torre de Fora e que leva ao topo do Torre Sul, mais a direita mais uma placa que indica uma outra trilha chamada Trilha de Itapeva, essa trilha faz ligação entre o Parque da guarita e o vizinho Parque de Itapeva.

No começo da Trilha da Torre de Fora temos uma escadaria que leva ao topo da Torre Sul, em poucos degraus já somos envolvidos por túnel formado por mata de restinga característica do parque. Seus 40 metros de desnível não exigem muito do preparo físico e seus degraus que levam quase ao topo facilitam sua acensão.

Trilha da Torre de Fora - Torre Sul - Parque da Guarita.

Lá do alto permite-se observar e diferenciar os ambientes do Parque da Guarita e possibilita uma vista deslumbrante do mar, das dunas e matas do Parque de Itapeva, também avistamos as demais Torres: Torre Norte ou Morro do Farol, Torre do Meio e Morro da Guarita. Lá no alto lixeiras para depositar o seu lixo e como sempre tenha bom senso em aproximar-se demais das bordas, pois os paredões são de muitos metros de altura.

Parque da Guarita - Torres - Rio Grande do Sul / Brasil.


Morro da Guarita visto da Torre Sul.


Praia da Guarita vista da Torre Sul.


Paredões da Torre Sul.


Fantástica vista do mar.


A vizinha Praia de Itapeva (O nome Itapeva vem do Tupi Guarani e significa "Pedra Chata").


No retorno mais um pouco da Trilha da Torre de Fora.


Trilha da Torre de Fora - Torre Sul - Parque da Guarita.


Túnel natural da Trilha da Torre de Fora.

Mais uma vez na área gramada do parque, fiquei alguns instantes observando as tartarugas no lago e em seguida comprei algumas conchas trabalhadas com verniz na área do estacionamento, que hoje em dia enfeitam a minha sala trazendo sempre boas lembranças desses momentos incríveis. Com pressa retornei para me juntar a minha turma e relatar tudo o que hoje compartilho com vocês.

TURISMO CONSCIENTE:

- Utilize as lixeiras, mantenha o parque limpo.
- Não traga animais domésticos.
- Observe as áreas de lazer, surf e banho.
- Respeite as áreas de risco.
- Não faça fogueira.
- Respeite a fauna e a flora.
- Leve apenas imagens e boas lembranças.
- Respeite os demais frequentadores.

OBS.: É proibido acampar no interior do parque.



PARQUE DA GUARITA - 13 HECTARES DE HISTÓRIA, TRILHAS, BIODIVERSIDADE, AVENTURA E LAZER!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!




TEXTO: Fonte para informações técnicas: 
- Placas informativas locais.

Adaptação: Valfredo Neves.



FOTOS: Valfredo Neves.










2 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado a você pelo acesso e por interagir conosco!
      Que bom que gostou!

      Um Grande Abraço!!!!!!

      Excluir

Deixe seu Comentário!!!!!!!