domingo, 17 de fevereiro de 2013

FAROL DE TORRES

Estivemos no Farol de Torres em fevereiro de 2012, que a pouco comemorava seu centenário em um revesamento de quatro faróis que ali se substituíram para cumprir com sua tarefa de iluminar e sinalizar a costa torrense. A construção do farol foi autorizada em 1908 a partir de uma lei orçamentária.

O Farol de Torres está localizado no Morro do Farol, que foi assim denominado porque  ali foi construído o  primeiro Farol de Torres. No dia 25 de janeiro de 1912 foi inaugurado o primeiro e mais glamoroso farol, com sua torre Mitchell francesa feitas com placas de aço que duram pouco tempo, a sustentação original resistiu até 1928. Inicialmente o farol ficava aceso por doze horas, alternando lampejos brancos e vermelhos, consumindo sete litros de querosene por dia.

Farol de Torres.

Em 1928 veio o segundo farol, com uma torre de madeira tipo esqueleto em forma piramidal que se manteve em pé por vinte e quatro anos.

Farol de Torres - Morro do Farol - Torres / RS.

Em 1952 o terceiro farol foi construído com uma torre de concreto, tijolo e argamassa para permanecer mais tempo. Embora substituído pelo quarto e último farol em 1993, ele ainda está na torre norte servindo para propósitos não menos importantes. O quarto farol na verdade ocupa a antiga torre da CRT e com certeza é o menos expressivo embora seja o mais alto de todos.

Farol de Torres - Torres - Rio Grande do Sul / BR.

O Farol de Torres teve como um de seus faroleiros Easthewaldo Gançalves que por quarenta e seis anos foi o guardião que dedicou parte de sua vida por zelar esse histórico farol.


Farol de Torres - Torres - Riogrande do Sul / Brasil.


Farol de Torres.

O farol atual tem 18 metros de altura, acendendo de 8 em 8 segundos. Pode ser visto em noites claras a uma distância de 8 milhas nauticas ou 12 quilômetros.


Farol de Torres - Torres - RS / BR.


Farol de Torres - RS / Brasil.


Em frente ao farol no Morro do Farol está a área para decolagem de Vôo Livre.

Também do Morro do Farol temos a incrível vista do mar, da Prainha, da Praia da Cal, do Morro das Furnas, da Torre Sul entre outras.

Vista da Prainha a partir do Morro do Farol.



FAROL DE TORRES, O VELHO CENTENÁRIO CUMPRE A SUA MISSÃO EM UM PRIVELEGIADO CENÁRIO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!




COORDENADAS: 29º20'43" S - 49º43'42" O.



TEXTO: Fonte dos dados retirados de pesquisa na internet e do livro "A História do farol de Torres".
Adaptado por Valfredo Neves.



FOTOS: Valfredo Neves.



Saiba muito mais sobre a história do farol no livro de Roberto Venturella "A História do Farol de Torres" (2006). 

 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário!!!!!!!