domingo, 27 de março de 2016

SÃO LOURENÇO MÁRTIR - Missões.

Conhecer a região das missões é uma verdadeira viagem ao passado, São Lourenço Mártir foi a nossa terceira redução jesuítica visitada, não são todas iguais como cheguei a escutar, cada uma tem as suas peculiaridades, sua história e importância, sua magia. E quanto mais eu provava disso tudo, mais eu queria, íamos empilhando histórias e conhecimento.

Já no acesso é possível observar as ovelhas da raça missioneira (Crioula Lanada), a mesma raça criada na época da antiga redução, elas correm livres no sitio arqueológico, pois fazem parte de um projeto realizado pela Prefeitura Municipal de São Luis Gonzaga em parceria com o IPHAN. Nasceram a partir de materiais genéticos armazenados na EMBRAPA de Pelotas e hoje junto com as ruínas ajudam a contar a história de São Lourenço Mártir.


Ovelhas Missioneiras no Sitio Arqueológico de São Lourenço.

São Lourenço Mártir pertence aos chamados Sete Povos das Missões que foram as reduções jesuíticas localizadas na parte oriental do rio Uruguai, atualmente todas elas estão localizadas em território brasileiro no Estado do Rio Grande do Sul. 


Sítio Arqueológico São Lourenço Mártir - Sete Povos das Missões.

Ao se aproximar as ruínas impressionam, o Sítio Arqueológico São Lourenço Mártir é como o de São João Batista¹, ambos são isolados, com seus limites estabelecidos e protegidos, mas distantes dos centros urbanos. Em São Miguel² e São Nicolau as respectivas cidades cresceram em torno das reduções, mas ainda preservando seus Sítios Arqueológicos e em Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga e São Borja os vestígios das antigas reduções foram encobertos pelas formações urbanas.

São Lourenço Mártir - Missões


Ruínas de São Lourenço Mártir - Rio Grande do Sul / Brasil.


Ruínas de São Lourenço - São Luiz Gonzaga / RS.

O Sítio Arqueológico está localizado no interior do município de São Luiz Gonzaga, distante a trinta quilômetros da cidade e seu acesso se dá através da BR 285.

Sítio Arqueológico São Lourenço Mártir.


Sítio Arqueológico São Lourenço Mártir - Missões.


São Lourenço Mártir - Brasil.


São Lourenço Mártir.

São Lourenço Mártir foi fundada pelo padre jesuíta Bernardo de La Veja em 1690, entre as reduções de São Luiz Gonzaga e São Miguel Arcanjo². Foi o 5º dos Sete Povos das Missões e a sua população foi proveniente da Redução argentina de Santa Maria La Mayor. No inicio chegaram 3.512 índios, porém em 1731 a redução chegou a ter mais de seis mil habitantes. 

Ruínas de São Lourenço Mártir / Brasil.


Sítio Arqueológico São Lourenço Mártir - Missões.

O Sitio Arqueológico de São Lourenço foi tombado pelo IPHAN em 1970 junto com as reduções de São João Batista¹ e São Nicolau como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Hoje, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN é responsável pelo Sítio Arqueológico. O Instituto preservou o cemitério que foi ocupado pelas comunidades recentes da localidade. O cemitério ao contrário das Reduções de São João e São Miguel (as que visitamos antes de São Lourenço) fica a leste da Igreja.




Ao lado das ruínas avista-se o cemitério.


Cemitério em São Lourenço Mártir - Missões.


Umbus acrescentam magia no cenário mistico.


Ruínas da Redução Jesuítica de São Lourenço Mártir.


Ruínas Jesuíticas / Brasil.


Cemitério Jesuítico de São Lourenço - Missões.

Andei pela região do cemitério a fim de efetuar o registro, porém com brevidade, por ser uma área rural um pouco afastada do centro urbano, não há muita movimentação de turistas como há em São Miguel² por exemplo. O silêncio é imperativo e o movimento das folhas dos Umbus pela força do vento faz a solidão pesar nos ombros, a imaginação faz o seu trabalho, afinal muita coisa aconteceu neste local, volto para igreja, as ruínas encantam e a história é materializada pelas paredes centenárias que teimam em permanecer em pé.

Redução Jesuítica de São Lourenço Mártir - São Luis Gonzaga-RS.


Sítio Arqueológico São Lourenço Mártir - Rio Grande do Sul / Brasil.


Ruínas de São Lourenço Mártir - Missões / Brasil.


Ruínas de São Lourenço Mártir - Sete Povos das Missões.

A Redução tinha a praça ao centro como todas as outras, e tinha a igreja como a principal construção, um prédio com aproximadamente 80 metros de comprimento e 40 de largura. Há relatos que a igreja tinha cinco altares dourados e inúmeros objetos de ouro, prata e bronze. Também havia uma grande imagem de São Lourenço, seu padroeiro, provavelmente a que hoje se encontra no Museu das Missões em São Miguel².

Essa formação é exclusiva da Redução de São Lourenço.


Redução Jesuítica de São Lourenço Mártir - Missões.


Ruínas de São Lourenço - Missões / Brasil.


Peças talhadas na pedra em São Lourenço.

No Sítio Arqueológico ainda está remanescentes da igreja, do cemitério, do colégio e o espaço da quinta da antiga Redução. Há escoras em algumas paredes para evitar o desmoronamento, pois se trata de construções com mais de 300 anos.

Ruínas da Redução Jesuítica de São Lourenço Mártir.


Sítio Arqueológico de São Lourenço Mártir - Rio Grande do Sul / Brasil.


Ruínas da Igreja em São Lourenço Mártir - Missões.


Área da grande praça em frente a igreja.

Para finalizar o passeio, nos dirigimos há portaria, onde existe uma exposição sobre os resultados das pesquisas arqueológicas realizadas em São Lourenço. Defini o passeio nas Ruínas de São Lourenço como fantástico, e fico feliz por o sítio estar sendo monitorado e cuidado, há muita história nessas ruínas e preservando ainda poderá ser contada por várias gerações. Nos apressamos, pois nosso próximo destino seria São Nicolau das Missões, o que será compartilhado em uma postagem exclusiva. Recomendamos o passeio para quem interessar possa, e fica a dica de que vale cada segundo! Até a próxima pessoal!!!!!!!



SÍTIO ARQUEOLÓGICO SÃO LOURENÇO MÁRTIR - PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL!!!!!!!!!!!!!!!!




COORDENADAS GOOGLE EARTH - Portaria do Sítio: 28º27'36.85"S - 54º42'36.95"O



TEXTO:
Adaptação - Valfredo Neves.

Fontes: 






FOTOS: Valfredo Neves.


VEJA TAMBÉM:



OBS.: A entrada no Sítio Arqueológico São Lourenço é franca, desta maneira faça sua parte não deixando lixo e não causando impacto. Um grande abraço a todos!!!!!!!!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário!!!!!!!