domingo, 12 de julho de 2015

CASCATA DO CARACOL - ESCADA DA PERNA BAMBA




A Escada da Perna Bamba está localizada no Parque Estadual do Caracol no município de Canela, no Estado do Rio Grande do Sul. É um atrativo de livre acesso, que através de uma escadaria metálica se chega à uma plataforma na base da Cascata do Caracol, porém possui algumas restrições que devem ser avaliadas conscientemente por livre arbítrio de que se pode ou não investir-se nessa empreitada. Uma placa no início da atividade trás informações relativas a mesma. 

Início da Escada da Perna Bamba - Parque do Caracol.


Descendo a Escada da Perna Bamba - Parque do Caracol - Canela.

O nome é esse mesmo "Escada da Perna Bamba", que de certa forma é o presságio de uma reação que costuma ocorrer devido ao esforço físico empregado para vencer o desafio de ver a cascata de um ângulo privilegiado. "Eu particularmente achei que a perna bamba seria por ocasião da subida, porém fui surpreendido por essa reação involuntária ainda na descida".

 
Parque do Caracol - Escada da perna Bamba - Canela / RS.

A escadaria possui 730 degraus, que precisam serem vencidos para que se chegue na base da Cascata do Caracol. Parece pouco?! Pois é, isso é o equivalente a um prédio de 44 andares. Até a base da cascata, ocorre um desnível de aproximadamente 131 metros. Conforme se desce, placas explicativas mostram a quantidade de degraus vencidos e a quantidade de degraus que ainda faltam para se chegar a base da Cascata, isso para que se possa avaliar as condições físicas e ver se ainda é possível prosseguir, lembrando sempre, que a base para vista da cascata é somente a metade do desafio e que a parte mais difícil é o retorno por ocasião do esforço da subida.

Placas informam o que já se desceu e o que ainda falta descer.


 
Placas em distâncias estratégicas informam o que falta, pra uma reavaliação física.

Há várias maneiras de se visualizar a Cascata do Caracol, seja pelo passeio de teleférico o qual na ocasião encontrava-se em manutenção, mas que você pode visualizar a cascata frontalmente, ou ainda pelo Observatório Ecológico¹, por uma plataforma na trilha do parque, também de um ângulo superior ainda na trilha, ou na mais incrível de todas segundo a minha opinião pela Escada da Perna Bamba, pois leva você o mais perto da cascata e é possível visualizá-la de um ângulo inferior muito próximo da queda.

 
As escadarias metálicas parecem não ter fim...


Bancos no decorrer do percurso são convidativos para o descanso e para observação da fauna.


A preservação é um dos objetivos do parque.

Mantenha o corpo hidratado e utilize sempre os pontos de descanso. Jamais saia da escada durante o percurso. Trata-se de um passeio ecológico, portanto não jogue lixo na mata, utilize sempre as lixeiras que estão disponíveis durante o trajeto.

 
A escadaria serpenteia a mata preservada.

Uma dica importante é usar calçados adequados, ou seja, confortáveis, não rara as vezes que me deparei com mulheres com sapatos de festa em trilhas, neste passeio seria inviável, pois os degraus são todos gradeados.

 
Parque do Caracol - Canela - RS / Brasil.

O barulho da queda é o sinal sonoro da vitória e o troféu é sem dúvida alguma, a vista da Cascata do Caracol. Chega-se enfim a uma pequena e estreita plataforma metálica, os bancos na lateral são tentadores, mas a vista é mais, revigorante eu diria, por um longo período me fez esquecer das escadas.

Chegando a plataforma na base da Cascata do Caracol.


Cascata do Caracol - Canela / Brasil.


Cascata do Caracol - Canela - Rio Grande do Sul / Brasil.

Uma placa restringe a passagem, mas é observável que as escadas continuavam mais além do que hoje é permitido. Há vestígios da escadaria que conduzia a uma plataforma mais abaixo, porém a vasão da água em épocas de cheias destruiu a estrutura metálica que levava a plataforma mais abaixo, tornando inviável e inseguro o passeio além das placas de restrição.

Não é permitido a passagem além das placas de restrição.
  

Próximo as pedras a plataforma do último nível.


Escadas que levavam até a última plataforma, hoje inacessíveis.


Plataforma interditada.

Essa parte da interdição serve como complemento da postagem, porém não tira o brilho do passeio. A Cascata do Caracol é surpreendente e bela seja do ângulo que for, a visão dela através da plataforma da Escada da Perna Bamba nos presenteia com o diferencial da aproximação o que mostra a presença da força da natureza. É uma mescla de aventura, desafio, superação onde você recebe em premiação a todo seu esforço a revelação da natureza em uma forma bruta visto de um ângulo privilegiado.   

 
Cascata do Caracol - Parque do Caracol - Canela.


Cascata do Caracol - Canela.


Parque Estadual do Caracol - Cascata do Caracol - Canela.


Cascata do Caracol - Canela - Rio Grande do Sul / Brasil.

Enfim! Chegou a hora de voltar e ter que enfrentar mais 730 degraus, agora de subida. Se valeu a pena?! Eu diria que valeu cada degrau, a experiência foi incrível, poder encarar o desafio, estar em um lugar como este foi incrível, eu faria novamente, quantas vezes tivesse oportunidade. A subida é mais lenta, sem pressa, observando mais, respirando mais, cheirando mais. Durante a subida, apareceram alguns Coatis, mansos, bagunceiros, amigos. Mas meu amigo mesmo foi o corrimão, este, inseparável até o final.

 
Subida...


         
Coatis, mansos, bagunceiros, amigos...


Enfim! A chegada!

Após a chegada, nada de descanso, pois ainda tínhamos a trilha do Parque do Caracol para percorrer e desvendar outras maravilhosas surpresas, porém essa história será contada em breve, numa próxima postagem.

Atenção! Verifique suas condições físicas para esta atividade. o passeio não é recomendado para cardíacos, asmáticos, hipertensos, diabéticos e sedentários.



ESCADA DA PERNA BAMBA - DESAFIO, AVENTURA, NATUREZA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!




TEXTO: Valfredo Neves.
Fonte: Placa do Parque no inicio da atividade.



FOTOS: Valfredo Neves.



ATENÇÃO:
  • A responsabilidade desta atividade é do usuário.
  • Não descer após as 16h 30min.
  • Retornar antes das 17h 30min. - Horário de fechamento do parque.
  • Administração do parque fone (54) 3278 3035.



¹ Observatório Ecológico: 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário!!!!!!!