domingo, 8 de julho de 2012

FAROL DE ARROIO DO SAL

Estivemos em Arroio do Sal no litoral norte do Rio Grande do Sul, exclusivamente para "caçar" seu farol. Caçar, claro em linguagem figurada, fazendo alusão ao nosso marcador "Caçadores de Faróis", que seria como "A Procura de Faróis" ou ainda "Em busca dos Faróis", com a finalidade de visitar, fotografar e descobrir histórias legais que giram em torno desses fantásticos monumentos destinados a sinalização náutica.

Farol de Arroio do Sal.


Farol de Arroio do Sal - Rio Grande do Sul / Brasil.

Foi nosso primeiro destino em nossas férias de 2012 e o descobrimos como que por acaso, uma placa na estrada do mar informava o farol. Não tivemos dificuldade em encontrá-lo, em suas imediações poucos eram os corajosos que transitavam devido ao chuvisco e o vento da tarde fechada.

Farol de Arroio do Sal.


Farol de Arroio do Sal - RS / BR.

O Farol é um atrativo turístico do balneário. Foi inaugurado em 1993, junto à Praça do Farol e é de responsabilidade da Marinha do Brasil. Por ocasião da nossa visita o Farol encontrava-se pichado e com a cerca que protege o seu perímetro totalmente destruída. A porta que fica a aproximadamente cinco metros de altura confirma que a visitação interna não é permitida. Pouca coisa se sabe sobre o Farol de Arroio do Sal devido a falta de informações, a Marinha do Brasil não trás informações precisas em seu site que é muito vago e desatualizado, por exemplo não consegui encontrar dados básicos como alcance luminoso e alcance geográfico nem mesmo o nº nacional e internacional, sequer a altura e coordenadas.  

Farol de Arroio do Sal sob responsabilidade da Marinha do Brasil.


Infelizmente pichado e com sua cerca destruída. Na parte vermelha, porta de acesso ao interior do Farol.

Trago como exemplo alguns faróis que visitamos no Uruguai, em quase todos o acesso ao interior é permitido em horários determinados e com o pagamento de uma pequena quantia que é revertida em beneficio do próprio Farol, dessa forma explorando o turismo em favor de sua própria manutenção.

O belo Farol de arroio do Sal.


40 metros de altura.

Daí você poderá questionar... Mas o que terá dentro de um farol para se visitar? Aí é que está! A curiosidade é que nos leva a querer saber e ver o que está escondido lá dentro, mesmo que seja somente uma escada em caracol que leva ao topo, o fato de conquistá-la subindo degrau por degrau e ao vencer a escadaria com o preparo físico quase esgotado recebemos como recompensa aquela vista maravilhosa lá de cima, é semelhante, claro com menor intensidade, mas não menos mágico que a conquista de um cume qualquer. Também, alguns faróis, trazem em sua base uma espécie de museu, com dados, curiosidades e fotos de outros faróis semelhantes, ou próximos, ou do estado, enfim, uma sequência de outros faróis.

Farol de Arroio do Sal - Arroio do Sal - RS / Brasil.

FAROL DE ARROIO DO SAL:

SISTEMA DE ILUMINAÇÃO: ?????

COORDENADAS GOOGLE EATRH: 29º33'24.65" S - 49º53'22.00" O.

INAUGURAÇÃO: 1993

ALTURA: 40 metros.

ALCANCE LUMINOSO: ?????

ALCANCE GEOGRÁFICO: ?????

Nº NACIONAL: ?????

Nº INTERNACIONAL: ?????

Nº DA NGA: ?????

Nº DA ARLHS: 114.

INTENSIDADE LUMINOSA: ?????

ATUALMENTE A SINALIZAÇÃO NÁUTICA NO BRASIL TOTALIZA OS SEGUINTES SINAIS:
  • 216 Faróis (dos quais 33 são guarnecidos).
  • 15 Radiofaróis (todos guarnecidos).
  • 573 Faroletes.
  • 1025 Balizas.
  • 2 Barcas Faróis.
  • 705 Boias Luminosas.
  • 1844 Boias Cegas.
  • 39 Respondedores Radar.
  • 11 DGPS.
  • 406 Placas.




FAROL DE ARROIO DO SAL. TÃO NOVO E GUARDANDO MUITOS SEGREDOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!





TEXTO: Valfredo Neves.
Dados em Negrito Laranja fonte: http://www.mar.mil.br/




FOTOS: Valfredo Neves.




Amigo leitor! Caso tenha interesse em acrescentar algum dado a essa postagem deixe seu comentário ou ainda pelo email: valfredo.neves@hotmail.com






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário!!!!!!!