quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

FAROL DE PUNTA DEL ESTE

Passamos em duas oportunidades pelo Farol de Punta del Este, não podemos acessar o seu interior, pois em ambas o farol encontrava-se fechado. Ele está localizado na parte superior de Punta del Este, a uma distância quase equidistante das margens da Praia Brava e Praia Mansa, diferente da maioria não está isolado, está rodeado por edifícios baixos, entre os quais uma igreja e a estação de meteorologia. Esse farol traz uma curiosidade, fica num pequeno quarteirão cercado obviamente por quatro ruas onde é possível avistar o mar independente da rua que se estiver. Adjacente com o farol fica a "Plaza del Faro" cercada por coqueiros que emolduram a bússola que decora o centro.

"Plaza del Faro" - Farol de Punta del Este / Uruguai.

Na primeira vez passamos despretensiosamente sem muito interesse, mas com o decorrer do tempo e após visitarmos outros faróis acabei ficando fascinado por essas construções, que na sua maioria centenárias e com a finalidade de orientar embarcações trazem consigo histórias extraordinárias e curiosas.

Farol de Punta del Este.

O responsável pela construção do Farol de Punta del Este foi o Sr. Thomas Libarena no ano de 1860, com o objetivo de orientar embarcações que navegam no Oceano Atlântico e no Rio da Prata (costa do Uruguai). O farol foi testemunho da transformação da cidade de Ituzaingó em Punta del Este, inicialmente foi instalado na Ilha dos Lobos em 1858 (que ainda hoje abriga a estrutura do antigo farol, porém agora desativado), mas pescadores fizeram prevalecer a opinião que a luz incomodava os lobos marinhos e o mesmo foi transferido para península.

Farol de Punta del Este - Departamento de Maldonado / UY.

Aos 63 anos de sua inauguração, em 1923, sofre uma remodelação em suas instalações, que entre as quais incluem cômodos confortáveis para os seus moradores. O Farol de Punta del Este tem uma altura focal de 44 metros com um excelente visual de 360°, uma escada em espiral de 150 degraus que permitem o acesso à cúpula que abriga os prismas de vidro que foram importados da França na época de sua construção. A resistência e as condições atuais da torre que possui uma base circular são dadas em grande parte ao sucesso do material selecionado para o trabalho, que consiste em uma mistura de cinzas vulcânicas trazidas da Itália, que deram a estrutura uma força superior a do cimento.

Farol de Punta del Este - Uruguai.

Localização: Punta del Este - Departamento de Maldonado / Uruguai.

Coordenadas: 34°58'61" S - 54°57'58" W.

Inauguração: 17 de novembro de 1860.

Alcance Nominal em Milhas Nauticas:
Alcance Luminoso - 11.0
Alcance Geográfico - 18.0

Intensidade Luminosa: 43.000 velas.

Caracteristica: 02 "flashes" a cada 8 segundos.

Sistema de Iluminação: Eletricidade, contando com uma alternativa para funcionar com Gás Acetileno em caso de emergência.


O FAROL DE PUNTA DEL ESTE, NO PASSADO FOI O CENTRO DAS ATIVIDADES E DO CRESCIMENTO LOCAL, HOJE, UM MADURO CENTENÁRIO QUE SEGUIRÁ MARCANDO, SEM DÚVIDA, POR LONGOS ANOS, O CAMINHO SEGURO PARA OS MARINHEIROS NO URUGUAI !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!




TEXTO:
Fonte: hosteldelpatio.com
Adaptação: Valfredo Neves.

FOTOS: Valfredo Neves.




2 comentários:

Deixe seu Comentário!!!!!!!