segunda-feira, 4 de julho de 2011

PARQUE DA PEDRA DO SEGREDO

Acordamos bem cedo em nosso acampamento no "Galpão de Pedra" ( veja no marcador Caçapava do Sul - RS), a grama molhada confirmava o sereno grosso da madrugada, o barulho da água corrente presente, porém mais forte pelo silêncio do amanhecer, o sol ainda tímido nos obrigava a vestir mangas longas... Chimarrão é protocolo, tanto no amanhecer como ao enterdecer. Agendamos o almoço com a filha do Seu Manoel e por volta das oito horas partimos (eu a Iolanda e o Lino-Dashchund) em direção a Pedra do Segredo, que fica mais ou menos uns três quilômetros do camping, não tem erro, ao se aproximar existem placas que indicam a entrada para o parque, mas por si só a imponente Pedra do Segredo com seus 160 metros de altura já serve como baliza para o destino dos aventureiros (ao total são sete quilômetros da cidade e para quem vem direto ao parque é só pegar a RS 357 Caçapava do Sul - Lavras do Sul e ficar esperto nas placas que sinalizam a entrada na direita da rodovia).

Parque da Pedra do Segredo, Caçapava do Sul - RS / BR.

O parque é municipal e logo na entrada fomos recepicionados por um professor de história (lamento não me lembrar o nome) que era integrante de uma ONG formada por professores de História e Biologia que administravam o local. Pagamos R$ 03,00 por pessoa, recebemos algumas orientações e saindo da casinha da administração, passamos por um grande portal com a inscrição no alto "Parque da Pedra do Segredo", era o começo do trajeto, dalí ja se avistava com perfeição a imensa formação rochosa, que num olhar com mais imaginação nos dá a impressão de duas enormes cabeças de gorila.

Pedra do Segredo.

Seguimos o caminho, passamos por um córrego pedregoso judiado pela falta de chuva, logo entramos na mata, ambiente úmido, o caminho agora tomava forma de trilha, paramos numa bifurcação, decidimos o da direita, subimos a trilha até encontrarmos a pedra propriamente dita e com ela a primeira grande surpresa, o "Salão das Estalactites", a nossa primeira caverna nas trilhas do Parque da Pedra do Segredo, é uma espécie de gruta, um salão enorme com suas paredes esculpidas pelo vento e no teto uma estalactite grande e outras em formação dão origem ao nome do lugar.

... córrego judiado pela falta da chuva...


Nas trilhas...


... da Pedra do Segredo.


Salão das Estalactites.


Salão das Estalactites - Pedra do Segredo.


Salão das Estalactites - Pedra do Segredo - Caçapava do Sul / RS

Ficamos por longo tempo no interior do salão e então pegamos a trilha a sua direita que contornava a imensa parede de pedra, chegamos então a uma ravina com pedras grandes que faziam um tipo de escada formada pela própria natureza, mais acima outra bifurcação, pela esquerda avistava-se os dois coqueiros que o professor nos mostrou lá da entrada do parque, identificando o caminho correto para mais uma caverna. Seguimos então como se voltássemos novamente para o salão, porém quatro ou mais andares acima, encontramos então um buraco na rocha formando uma passagem e esse com dois ou três degraus de metal chumbados na pedra para facilitar o acesso a próxima caverna. Esse buraco que forma a passagem, uma espécie de pequeno túnel, não é uma formação natural, ele foi feito com picareta e quem sabe até dinamitado por "Percival Antunes", que pode chegar até à caverna sendo seu primeiro explorador e com isso herdou o seu nome ficando "Caverna Percival Antunes".

Escada formada pela natureza.


Passagem feita por Percival Antunes, os degraus foram colocados recentemente para facilitar o acesso.


Passagem na rocha antes da pequena caverna.

Somente eu entrei na caverna, que me pareceu ter uns oito metros de comprimento, que da boca ao fundo vai afunilando, um cabo de aço fininho marca o limite de segurança, pois a caverna está a aproximadamente 100 metros de altura, grampos "P" marcam a ancoragem para escalada e o Rapel, da caverna se tem uma vista previlegiada da entrada do parque e de outras pedras da região.

Caverna Percival Antunes.


Grampos "P" para ancoragem da escalada e Rapel e o cabo de aço que marca o limite de segurança.


Caverna Percival Antunes - Pedra do Sgredo - Caçapava do Sul - RS / BR.


A caverna está a aproximadamente 100 metros de altura.


Da caverna se tem uma vista previlegiada.

Retornamos novamente até a ravina com pedras grandes e subindo mais um pouco, a trilha pega à direita, chegamos a um ponto de escalaminhada que ficaria difícil de seguir com o Lino, então mais uma vez continuei a trilha sozinho por mais uns vinte minutos, costeando a imensa parede de pedra, em certos pontos até subindo um pouco na parede inclinada e num ângulo mais acima o entusiasmo da aventura mascarava o tão alto que estava.
Procurando a terceira das três cavernas do percurso, cheguei ao final da trilha que me oferecia descer uns vinte metros íngrimes para ver o que encontrava ou escalar trinta bem expostos, então vi que por alí não encontraría o que procurava. Sozinho decidi voltar e me juntar ao resto da turma que aguardavam logo mais atrás. Equipe recomposta voltamos pela trilha até o "Salão das Estalactites" novamente, pelo outro lado do salão segue a trilha e seguimos para ver onde daria, foi então que observei algumas vias de escaladas (Equipadas com chapeletas) e por vezes até comentava: "Essa aí eu me animo em?!" O fato é que em se tratando de escalada a Iolanda acompanha mas não se envolve, o que ela se refere a desafiar a existência, e sozinho... "Sem chance, eu não vou desafiar a existência!"
Seguindo na trilha onde nos daríamos conta mais a frente que alí era o principio de tudo, grandes blocos de pedras verdes faziam com que a atenção fosse redobrada para evitar quedas, foi então onde encontramos nossa terceira caverna a "Caverna da Escuridão", essa por sua vez é procedente de desabamentos e cercada de lendas a seu respeito que veremos mais adiante. Entramos na caverna sem enxergar um palmo sequer e aos poucos as luzes dos flashs fotográficos nos deixam a par do ambiente que explorávamos.

O nome já diz tudo "Caverna da Escuridão".

Na boca da caverna.


Dentro da caverna as luzes dos flashs nos deixavam a par do ambiente.


Grandes blocos de pedras verdes cercam a área da "Caverna da Escuridão", essa procedente de desabamentos.


Caverna da Escuridão - Pedra do Segredo - Caçapava do Sul - RS / BR.

Como dizia anteriormente a "Caverna da Escuridão" é a primeira do trajeto e para sair certo, ao passar o córrego na entrada da mata segue-se pela trilha da esquerda (ao contrário do que fizemos), a segunda é o "Salão das Estalactites" e a terceira e última é a "Caverna Percival Antunes", não obrigatoriamente nessa ordem, mas a sequência para ascender a trilha é essa, caso contrário terá que voltar para trás como fizemos, mas também posso dizer que a busca e aprocura tornaram o passeio muito mais interessante e impressionante. E que cada um siga seu próprio caminho e faça suas próprias descobertas, buscando novas experiências em um contato mais intimo com a "mãe natureza".
Voltamos então para o começo onde o professor nos contava que "nem tudo são flores", estava para vencer o contrato da ONG com a prefeitura, ficando uma incerta de quem e como administrariam o parque, que em outros tempos esteve abandonado (assim como a Cascata do salso).
Fechamos assim, essa que para nós foi mais uma inesquecível aventura, exaltando o foco do passeio, que foram as trilhas, as cavernas, a vista lá de cima e o contato com a natureza, na incrível "Pedra do Segredo"!


LENDAS

A Pedra do Segredo é cercada de lendas e mistérios, uma delas diz que os Padres Jesuítas teriam escondido em sua área um grande tesouro, lenda essa que teria dado origem ao nome do lugar (segredo = tesouro escondido). Outra lenda nos diz que ao adormecer no interior de uma de suas cavernas, a pessoa acordará do lado de fora, carregado pelas meninas dos cabelos de ouro.
Na Caverna da Escuridão luzes e velas são apagadas por gases deletérios, o que as lendas populares atribuem a espíritos que guardam tesouros.
Verdade ou mentira essas lendas mexem com nossa imaginação e deixam o passeio ainda mais curioso e misterioso...




PEDRA DO SEGREDO, ONDE O VERDADEIRO TESOURO É O CONTATO COM A NTUREZA!!!!!!!!!!!!!!!!!!




Coordenadas: 30°32'07.06" S - 53°33'15.33"O



Texto: Valfredo Neves.



Fotos: Valfredo Neves.




6 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado Querida!!!!!
      Essa jornada foi realmente incrível...
      Grande Abraço!!!!!

      Excluir
  2. Adorei, estive domingo 1/02/17 visitando a Pedra pela segunda vez. É show.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Graziela!
      Realmente o lugar é incrível e Caçapava do Sul é um município com muita história e aventura...
      Muito em breve voltaremos também...
      Um Grande abraço!!!!!!

      Excluir
  3. Olá, quero muito conhecer o local e tenho algumas dúvidas cuja resposta não encontrei ainda... Existem agências ou guias no local para acompanhar nas trilhas? É necessário algum agendamento para a trilha?existe algum contato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia Alexsandro!
      Não é necessário agendamento.
      Há um camping antes de chegar ao parque chamado Galpão de Pedra http://www.galpaodepedra.cacapava.net/
      Eles tem informações sobre guias locais...
      O contato é galpaodepedra@farrapo.com.br

      Obrigado pela participação, espero que tenha ajudado! Grande Abraço!!!!!!!

      Excluir

Deixe seu Comentário!!!!!!!