sábado, 17 de novembro de 2018

JUJUY - Argentina.

Gostaria que esta fosse uma postagem completa sobre os atrativos naturais da província de Jujuy no norte argentino, no entanto ela é muito pontual sobre os lugares por onde passamos. Nosso destino San Pedro de Atacama no Chile, nosso primeiro objetivo, passar a fronteira em Paso de Jama.

Um breve resumo nos conta que saímos da cidade de Santana do Livramento (RS / BR) de carro com dois cães daschunds, entramos na Argentina por São Borja / Santo Tomé e nosso primeiro pernoite foi em Posadas (Misiones AR), em nosso segundo dia dormimos em Pampa del Infierno¹ (Chaco AR) e o terceiro em Salta², capital da província de mesmo nome.

Em nosso quarto dia, bem cedo da manhã estávamos na estrada, nossa primeira perna seria até a capital provincial San Salvador de Jujuy, a qual passamos por fora, desse ponto em diante a proximidade com as montanhas começava a dar um ar diferenciado à viagem... Nenhuma muito expressiva, mas surgia em mim uma vontade surreal de subir todas elas.

Partindo de Salta há outros caminhos alternativos para San Pedro de Atacama que passam por San Antonio de los Cobres por exemplo, porém esse escolhido por nós, tínhamos a certeza de que era todo asfaltado.

Fomos parados em uma barreira da Gendarmeria Nacional em Purmamarca, o policial admirado com nossos cães (2 daschunds) nos orientou que estávamos longe de Jama (Purmamarca - Jama = 257 Km) e que a fronteira fecharia as 18:30, nesse sentido não poderíamos perder muito tempo no caminho. Assim cometemos um grande erro, o qual me arrependo até hoje, não entramos em Purmamarca. A pacata cidade com casas feitas de adobe e suas ruas estreitas de terra lembram muito daquelas cidades mexicanas dos filmes de faroeste. Ali também está o Cerro de los Sete Colores, uma das mais belas atrações da província. Olhando fotos de outros viajantes, minha consciência nunca alivia a cobrança de não termos gastos alguns minutos ali.

Purmamarca - Jujuy /Argentina.


Paisagens de Purmamarca /AR.

Ao virarmos a esquerda em Purmamarca entramos na RN (Ruta Nacional) 52 e atravessamos um portal fictício onde tudo se transformou, se pudéssemos, teríamos começado a viagem daqui, não desprezando os lugares por onde passamos, mas era a partir desse ponto que encontraríamos o que viemos buscar. Paisagens que não faziam parte de nosso cotidiano e que a muito acompanhava em relatos de viajantes, nos arrancavam suspiros a todo instante... O novo, o inédito, nos acompanhariam por longos trechos e se somariam a outros adjetivos e sentimentos na longa jornada.   

Purmamarca- Província de Jujuy / Argentina.

Não entramos na cidade, porém me lembrei de uma dica que li em um relato de viagem onde era mencionado, "tire foto nos cactos gigantes, você pode não ter outra oportunidade", o que é fato, não lembro de ter visto outros durante a viagem, pelo menos não tantos e nem tão perto da estrada. Não desperdice esse momento.

Cactos gigantes em Purmamarca.


Lembra muito as paisagens dos filmes de faroeste.

Seguimos viajem, agora pela incrível Cuesta del Lípan, sem dúvida uma das mais belas estradas do mundo. Ela serpenteia as montanhas para ganhar altitude, os seus 17 Km requerem atenção e paciência, principalmente nas curvas, caminhões por vezes ocupam as duas pistas ao contornarem os cotovelos (curvas acentuadas), tenha cuidado, ande lentamente e aprecie a vista maravilhosa. A estrada sai de Purmamarca em 2.192 metros de altitude (m.s.n.m.) e seu ponto mais alto chega até 4.170 onde é possível estacionar e tirar fotos da estrada...

Nesse local, o qual conhecemos como Altos del Morado, pois nas placas antigas traziam essa informação, há um marco com a altitude, nesse ponto é quase que obrigatório a foto pelos viajantes.
Na maioria das postagens que visualizei faziam referência a esse lugar como Abra de Potrerillos, porém até nos artesanatos que compramos no local traziam a inscrição "Altos del  Morado 4.170 m.s.n.m."

Altos del Morado 4.170 m.s.n.m.

Nesse ponto também haviam dois artesãos fazendo e vendendo seus trabalhos, abrigados do vento em verdadeiras fortificações de pedras. As peças esculpidas em pedras são fantásticas e muito baratas, compre bastante, você não verá mais dessas durante a viagem.

Esse foi o ponto de maior altitude de nossa viagem, seus sintomas maléficos não se fizeram presentes, porém ventava muito, muitas lhamas também eram curiosidade para os que ali passavam.

Altos del Morado 4.170 m.s.n.m.

Depois de chegarmos no ponto mais alto, agora descemos um pouco, ao longe se avista uma imensidão branca, especulo ser um salar, mas não tenho certeza, as coisas se apresentam todas como surpresas, pois não pesquisei muito antes deixando o caminho nos revelar as belezas da viagem.

De fato era, porém não era um qualquer, se tratava do segundo maior salar do mundo, estamos em Salinas Grandes à 3.450 m.s.n.m. (altitude), com seus aproximados 8.900 Km². 

Salinas Grandes - Jujuy / Argentina.

A estrada corta o salar, passamos o primeiro parador que há uma estrutura tipo uma pequena casa, bancos e variadas esculturas de sal, muito movimentada. Então avistamos outra parada mais na frente, com menos estrutura, porém com banheiros e bem menos pessoas, também haviam algumas esculturas de sal e a bandeira da Argentina.

Em Salinas Grandes o segundo maior salar do planeta.


Salinas Grandes - Jujuy / Argentina.

Salinas Grandes fica a 66 Km de Purmamarca e como não poderia deixar de ser é o salar mais famoso da Argentina. Seus limites ocupam o espaço em duas províncias Salta e Jujuy, sua origem data entre 5 a 10 milhões de anos, sua espessura de sal vai de 10 a 50 cm. Dizem que na época das chuvas, o acúmulo de água na planície salgada forma um grande espelho azul-turquesa de beleza sem igual.

Esculturas de sal em Salinas Grandes Jujuy / AR.


Salinas Grandes - Argentina.

Após ter visto e vivido esses momentos em lugares tão especiais e marcantes pensei ser justo colocar nossos nomes na lista dos grandes aventureiros, na falta desse, nosso adesivo sempre que possível se juntava a de outros tantos grupos, expedições e viajantes solitários nos mais variados lugares do caminho. De Salinas Grandes para Paso de Jama são mais 190 Km, então é preciso se apressar, não antes de passar o dedo no chão e provar para ver se é sal mesmo!!!!!!!!!!!!!!!



JUJUY - LIDO, OUVIDO E AGORA VIVIDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



TEXTO: Valfredo Neves.


FOTOS: Valfredo Neves.


OS 3 MAIORES SALARES DO PLANETA E SEUS Km² APROXIMADOS:
  • 1º UYUNI - Bolivia (12.000 Km²).
  • 2º SALINAS GRANDES - Argentina (8.900 Km²).
  • 3º ETOSHA - Namibia (6.130 Km²).

VEJA ONDE PASSAMOS ANTES:
¹ Pampa del Infierno: 

² Salta:







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário!!!!!!!