Quando chegamos a Salta no noroeste argentino, já estávamos eufóricos pela proximidade das montanhas, já avistávamos de longe, um imenso paredão que emoldurava a cidade. Chegamos por cima com a vista da cidade lá em baixo, na verdade se tratava de um aperitivo, iríamos vê-la mais de cima ainda.
Ao sermos "engolidos" pelo centro urbano, fiquei impressionado quando passamos pelo teleférico que parte do Parque "San Martín" e vai até o Cerro San Bernardo e vice-versa. Já tinham nos informado no Centro de Informações Turísticas na entrada da cidade que era possível subir de carro no cerro, o que adiamos para o outro dia. Durante nossas andanças por Salta os olhares sempre que possível tinham o endereço do "San Bernardo" e do seu vizinho "20 de Febrero" com seu aglomerado de antenas.
Na entrada de Salta um aperitivo da vista...
No outro dia pela manhã quando estávamos de partida, pois tínhamos como destino o Chile, passamos no Monumento do General Güemes¹ para tirar algumas fotos e logo depois, seguindo as orientações turísticas, fomos em busca da estrada que leva ao topo do Cerro San Bernardo.
Há três maneiras convencionais de subir o Cerro San Bernardo, que são:
- Via pavimentada, a qual serve também para o Cerro "20 de Febrero".
- Via Teleférico, que parte desde o Parque "San Martín".
- Por uma escadaria com aproximadamente 1.020 degraus, que começa no Museu de Antropologia, atrás do Monumento Güemes¹. No caminho das escadas existem 14 estações dedicadas à "Via Crucis", a qual se realiza no primeiro domingo de maio, todos os anos.
Cume do Cerro San Bernardo - Salta.
Não tivemos dificuldade em encontrar o caminho asfaltado que leva ao topo, mas é preciso subir lentamente e com atenção, pois há muitas curvas bem fechadas. Esse caminho foi inaugurado em 1974, possui 3.796m de extensão por 6m de largura. Fomos pela manhã bem cedo e pessoas já faziam atividade física no caminho, algumas subiam caminhando e muitas correndo vencendo o desnível, cascatas artificiais e o verde da reserva embelezam o caminho. Lá em cima há estacionamento, mas não são muitas vagas, as bancas de artesanatos estavam se organizando para abrir, também havia um café, porém ainda fechado por conta do horário.
Espaço Público do Cerro San Bernardo - Salta / Argentina.
Relógio de Sol no Cerro San Bernardo - Salta.
A cidade ainda acordava quando chegamos lá em cima, passeamos despreocupados e aproveitamos a vista que nos impressionou mais ainda e não tem hora marcada, sempre estará disponível. Porém, não com a mesma assiduidade será a mesma, há vários ângulos, várias condições climáticas, diurna, noturna, ou ainda com um pôr do sol surpreendente. Mas de qualquer das formas, incrível!
Cerro San Bernardo - Salta.
Salta - Cerro San Bernardo.
O Cerro San Bernardo junto ao seu vizinho Cerro "20 de Febrero" que fica no seu lado norte, fazem parte da Cordilheira Oriental e foram declarados Reserva Natural Municipal em 4 de junho de 1991 pela lei nº 6.134 (Reserva Natural Urbana). O San Bernardo também conta com alguns atrativos como a Cruz, inaugurada em 1º de janeiro de 1901 e o Cristo que pesa duas toneladas, inaugurado em 1903.
Cerro San Bernardo.
O teleférico sem dúvida é a principal diversão, mas infelizmente não podemos andar, pois abriria mais tarde do que poderíamos esperar. O horário de funcionamento é diariamente das 10:00 às 18:00, inclusive domingos e feriados.
Teleférico no Cerro San Bernardo - Salta.
Da estação no Parque San Martín até a estação do Cerro San Bernardo o percurso é de 1.016 metros, nessa distância 9 torres tubulares metálicas o sustentam, sendo a torre mais alta com 32,60m e a menor com 4,60m.
Estação do Cerro San Bernardo.
A diferença em altura entre estações é de 284 metros. O tempo estimado para percorrer os 1.016m é de aproximadamente 10 minutos, a uma velocidade de 2 m/seg. São 20 carrinhos capazes de transportar 300 pessoas por hora.
Teleférico em Salta / Argentina.
O teleférico começou a ser construído em 1987 e o seu funcionamento começou em dezembro de 1988. Os passeios são cobrados ida e volta, ou separadamente ascenso ou descenso, crianças (6 a 12 anos) pagam um valor reduzido e menores de 5 anos não pagam.
Teleférico San Bernardo - Salta / AR.
A altitude do Cerro San Bernardo (em relação ao nível do mar) é de 1.454, a cidade de Salta está a 1.187, por isso o cerro em relação a cidade tem 284 metros de altura, a mesma medida entre as estações do teleférico. O vizinho Cerro "20 de Febrero" possui 1.440 metros de altitude.
Salta - Capital da Província de Salta / Argentina.
O Cerro San Bernardo há milhões de anos esteve submergido no mar. Ele se formou no mesmo movimento sísmico que formaram a Cordilheira dos Andes na era Paleozoica. Nas rochas e encostas é possível encontrar fósseis marinhos, tais como os "trilobites".
As montanhas emolduram a cidade de Salta.
Salta atendeu nossa expectativa quanto cidade, muito bem planejada, nos deu impressão de ter uma excelente qualidade de vida. Turisticamente sedutora, histórica e cheia de opções "Eco", trilhas, parques, rios, cerros e montanhas, lamentável ter ficado tão pouco, haviam mais coisas para ver e fazer.
Salta - Argentina.
Foi frustrante ter conhecimento das escadarias que sobem o Cerro San Bernardo somente em casa, após toda a jornada. Não posso garantir voltar algum dia, pois são muitos os lugares que desejamos conhecer, assim como outrora desejamos Salta. Mas uma coisa podemos afirmar... Estivemos lá, e foi incrível!
CERRO SAN BERNARDO - A VISTA DE VÁRIOS ÂNGULOS, VÁRIAS INTERPRETAÇÕES, OS PENSAMENTOS, O TELEFÉRICO, SALTA !!!!!!!!!!!!!!!!!!
COORDENADAS GOOGLE EARTH: 24º47'21.25"S - 65º23'32.50"O.
TEXTO: Valfredo Neves.
Fonte: Wikipedia, TeleféricoSanBernardo.com.
FOTOS: Valfredo Neves.
¹VEJA NOSSA VISITA AO MONUMENTO GENERAL GÜEMES EM:
VEJA MAIS EM:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu Comentário!!!!!!!