quinta-feira, 26 de março de 2015

CÂNION ITAIMBÉZINHO - TRILHA DO VÉRTICE

Após fazer a Trilha do Cotovelo¹ sozinho nos reencontramos (Eu e a Iolanda) no Centro de Visitantes para fazermos juntos a Trilha do Vértice. Estamos no Parque Nacional dos Aparados da Serra, mais precisamente no Cânion Itaimbézinho um dos mais famosos do parque por possuir 3 trilhas para visitação. Na parte superior do Cânion, essa, partindo da cidade de Cambará do Sul - Rio Grande do Sul, distante 18 Km, é possível fazer a Trilha do Cotovelo e a Trilha do Vértice. Já para a Trilha do Rio do Boi parte-se da cidade de Praia Grande em Santa Catarina e percorre-se 8 Km (ida e volta) pelo interior do cânion.

A Trilha do Vértice tem seu inicio no Centro de Visitantes do parque, é uma trilha fácil que percorre-se 1,4 Km onde o diferencial é a proximidade com a borda do cânion. O começo da trilha é realizado sobre uma passarela em concreto envolvido por árvores que proporcionam uma sobra agradável.

Passarela na Trilha do Vértice.

Após alguns metros chegamos em um belo mirante onde já se tem um primeiro contato com o Cânion. Sombra refrescante e bancos são convidativos, mas por ocasião do retorno, pois apesar da impressionante vista, nossa curiosidade nos apressa em prosseguir na trilha. 

Mirante no Cânion Itaimbézinho.


Cânion Itaimbézinho - Trilha do Vértice.


Cânion Itaimbézinho - Aparados da Serra.


Trilha do Vértice - Cânion Itaimbézinho.


Parque Nacional Aparados da Serra.

Mais um pouco e termina o balizamento calçado, agora a trilha é de terra e termina a companhia da sombra, chega-se então no que seria o Vértice que dá origem ao nome da trilha, o inicio do Cânion para quem o vê por cima e o final para quem vem por baixo. 

Vértice é o ponto comum entre os lados de uma figura geométrica, ou o encontro de duas semi-retas, dos dois lados de um polígono ou de três (ou mais) faces e arestas de um poliedro. 

Para quem está indo o caminho é pela trilha e para que está voltando o caminho é por uma passarela montada um nível mais acima, com bancos para descaso, esse é um do três mirantes principais onde é possível avistar as duas cascatas e o Cânion em sua extensão. Nesse ponto é onde passamos para o outro lado do cânion onde avistaremos as paredes do inicio da trilha.

Começo ou fim do Cânion - Parte superior. A estaca marca a localização do que seria o vértice.

Desconsiderando aquele primeiro mirante na sombra, há três mirantes principais, no qual o primeiro mostrará a incrível Cascata das Andorinhas oriunda do Rio Perdiz que passa próximo ao Centro dos Visitantes. Após um declive de degraus na trilha já nos deparamos com seu incrível visual. 

Trilha do Vértice.


   
Cascata das Andorinhas - Rio Perdiz.


Trilha do Vértice - Cascata das Andorinhas.

O tamanho da queda é discutível, sabendo que algumas paredes do Cânion atingem os impressionantes 700m, alguns relatos apontam que nessa parte a queda chega a 300m de altura, sendo que o volume da água é transformado em neblina antes de atingir o fundo do Cânion.

Cascata das Andorinhas - Trilha do Vértice - Cânion Itaimbézinho.

Andamos mais um pouco e a visão do Cânion é impressionante, mais a frente já no final da trilha o segundo mirante mostra a Cascata Véu da Noiva que tem uma queda de 500m sendo suas águas formadas pelo Arroio Preá. Uma placa restringe a passagem, chegamos ao final da trilha. Também é possível visualizar a Véu da Noiva a partir do mirante da Trilha do Cotovelo.

Cânion Itaimbézinho - Trilha do Vértice.


Parque Nacional Aparados da Serra - Cânion Itaimbézinho.

O terceiro mirante é o do Vértice, o que lhe apresenta como terceiro é que o mesmo é acessado no retorno embora já tenhamos passado por ele anteriormente, porém um nível abaixo. O final da Trilha não é o mesmo caminho do início, porém chega-se ao mesmo lugar. Novamente o caminho calçado e um pouco de sombra agora nos guia para o final do incrível passeio.

Enfim um merecido descanso na sombra.



TRILHA DO VÉRTICE - O IMPRESSIONANTE PASSEIO NA BORDA DO CÂNION NOS ENCANTA COM SUAS BELAS CASCATAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!




COORDENADAS GOOGLE EARTH PARA O 3º MIRANTE (VÉRTICE): 
29º09'32.95" S - 50º04'36.15" O



TEXTO: Valfredo Neves.



FOTOS: Valfredo Neves.



NOTAS: 





2 comentários:

  1. Show de bola,não fiz essa trilha ,pois resolvemos ir primeiro na trilha do cotovelo e quando voltamos a neblina ja cobria todo o canion

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Que pena, mas em uma próxima oportunidade não deixe de fazer esse incrível passeio...
      Obrigado por comentar!
      Um Grande Abraço Diego!!!!!!!

      Excluir

Deixe seu Comentário!!!!!!!