quarta-feira, 5 de outubro de 2011

FORTALEZA DE SANTA TERESA

A Fortaleza de Santa Teresa é tão fascinante quanto o Forte de San Miguel, porém com maiores proporções quando nos referimos aos seus respectivos tamanhos, para se ter uma idéia o perímetro das muralhas do Forte de San Miguel totalizam 300m, enquanto os da Fortaleza de Santa Teresa totalizam 642m e apresenta um baluarte a mais que no total somam cinco.
A Fortaleza de Santa Teresa está localizada no Departamento de Rocha - Uruguai, a aproximadamente 30Km da cidade de Chuy, está cituada dentro do Parque Nacional de Santa Teresa, este criado pra protegê-la (teremos em breve uma postagem exclusiva sobre o Parque Nacional de Santa Teresa). Uma das entradas para o parque, eu diría a principal para quem vai à "fortaleza", fica no Km 306 da "Ruta 9", o parque e também a fortaleza são administrados pelo Exército Nacional do Uruguai, por esse motivo logo na entrada do parque paramos em uma barreira e fomos identificados por um militar que nos fez algumas perguntas e nós reciprocamente o fizemos outras, tudo certo seguimos e após umas centenas de metros avistamos a "Grande Fortaleza", majestosa, imponente. Pela sua beleza já não nos surpreendia mais, já esperávamos, depois de termos uma noção do que encontramos em "San Miguel", após tudo parecia ser, os lugares, as paísagens, enfim, tudo, porém a curiosidade aguçava em sua maior porcentagem e as perguntas não paravam de surgir: Quem combateu aqui? Quem invadiu? Por quê? Quando? A quem pertenceu?
Na sequência do texto, agora parte de uma pesquisa que nos mostrará dados históricos da Fortaleza de Santa Teresa, encontraremos essas respostas e descobriremos tantas outras sobre esse lugar extraordinário.
 Por vezes o texto se repetirá ao da postagem do Forte de San Miguel, mas se faz necessário para nossa melhor interpretação, pois as histórias se fundem, por terem acontecido nos mesmos periodos..
As respectivas fontes de pesquisas estarão creditadas no final da postagem.

"Bienvenidos! Fortaleza de Santa Teresa".

A localização da Fortaleza de Santa Teresa integrava a antiga linha raiana denominada "Linha de Castillos Grande" (Tratado de Madrid, 1750) e teve a função de guarnecer o desfiladeiro de Angostura (veremos adiante), vizinho ao "Monte de Castillos Grande", cerca de 20Km ao sul da Lagoa Mirim.

Fortaleza de Santa Teresa - Rocha / Uruguai.

Diante da celebração do Tratado de El Pardo (1761), que, na prática, anulava o de Madrid (1750), o governador e Capitão-general da Capitania do rio de Janeiro, Gomes Freire de Andrade (1733-1763), antecipou as consequências do mesmo para região sul. ordenou assim ao governador da Colônia do Rio Grande de São Pedro, Coronel Elói Madureira, o envio imediato de tropas de Laguna para "Linha de Castillos Grande", determinando o mesmo ao Tenente-coronel Tomás Luis Osório, comandante das tropas de Cavalaria do legendário Regimento dos Dragões e do Forte Jesus, Maria, José do Rio Pardo. Após 12 dias de marcha, por terra, do Rio Pardo ao Chuí o Tenente-coronel atingiu os dominios espanhóis em 10 de setembro de 1762.

Reunindo pouco mais de 1000 homens, a estratégia portuguesa era de construir rapidamente uma linha defensiva fortificada, ao sul do Forte de San Miguel no arroio Chuí, para deter a invasão espanhola em progresso, após a conquista da Colônia do Sacramento (outubro de 1762) pelo governador da Provincía de Buenos aires, D. Pedro de Cevallos, à frente de cerca de 3000 homens reunidos em Maldonado.

Osório fez iniciar às pressas uma fortificação de campanha (dezembro de 1762), guarnecendo-a com cerca de 400 homens e artilhando-a com algumas peças de pequeno calibre. O lugar escolhido foi o desfiladeiro de "Angostura" perto do monte de "Castillos Grande", fechando o caminho terrestre junto ao litoral, de quem vinha da Colônia do Sacramento para a vila do Rio Grande.

Em 19 de abril de 1763, a ofensiva do General espanhol tomou posse do baluarte lusitano. Cevallos tomou a "Fortificação de Santa Teresa" ainda em construção, aprisionando o Tenete-coronel Osório, com pouco mais de 100 homens da guarnição, conduzidos para Maldonado. prosseguindo a marcha para São Pedro do Rio Grande, no mesmo mês tomou o "Forte San Miguel", vizinho ao arroio Chuí.

General D. Pedro de Cevallos.

A Fortaleza de Santa Teresa era um dos pontos que demarcava as duas vias de penetração espanhola: pelo litoral e pela campanha (interior). A via do litoral era demarcada pelo eixo atual: Montevidéo - Maldonado - Fortaleza de Santa Teresa - Arroio Chuí - Taím - Rio Grande - São José do Norte - Estreito - Porto Alegre. Esta via foi usada, efetivamente, pelo General Cevallos para invadir o Rio Grande em 1763, e alcançou até São José do Norte.

A via da campanha (pelo interior) era demarcada pelo eixo atual: Montevidéo - Santa Teresa - Mello (antigo Forte Cerro Largo, em 1801) - Aceguá - Bagé - Torquato Severo - Lavras do Sul - Caçapava do Sul - Encruzilhada do Sul - Rio Pardo. A construção da fortaleza, numa estreita faixa de terra entre o pântano e o mar, tinha por objetivo assegurar o avanço espanhol ao longo destas duas vias.

Portão das Armas - Fortaleza de Santa Teresa - UY.

Após a conquista, os espanhóis reedificaram a "Fortificação de Santa Teresa", como uma fortificação de grande envergadura, dando-lhe maiores proporções uma vez que, devido às suas dimensões, caracteristicas construtivas e localização, foi considerada mais importante do que o Forte de San Miguel. A partir dos projetos do engenheiro Francisco Rodrigues Cardozo e, em seguida, do engenheiro Juan Bartolomé Howel, verdadeiro criador da fortaleza atual, concluída em 1776.

Com o Tratado de Santo Idelfonso (1777), ficou ratificada a posse de ambos os fortes (San Miguel e Santa Teresa) para a Espanha.

A fortaleza apresenta planta poligonal orgânica no formato de um pentágono írregular...


...As condições topográficas provavelmente foram a causa do emprego de uma geometria imperfeita.


Bastiões lanceonados nos vértices (baluartes), no estilo Vauban.


DAS CAMPANHAS CISPLATINAS AOS NOSSOS DIAS.

Em 1808, a Banda Oriental do Rio da Prata foi anexada pelo principe-regente de Portugal, D. João (1808-1816). Ante a proclamação de indepemdência das provincias Unidas do Rio da Prata (7 de julho de 1816), e as agitações dela decorrentes, a Banda Oriental foi ocupada militarmente por uma força portuguesa de 6000 homens sob o comando do General carlos Frederico Lecor, que entrou vitoriosa em Montevidéo (1817). O forte foi atacado pelas forças de Manuel Marques de sousa. A guerra prosseguiu até a derrota definitiva dos partidários da independência na batalha de Tacuarembó, e a Banda Oriental foi anexada ao Brasil em 1821, com o nome de Provincia Cisplatina. Com a proclamação da independência do Brasil (1822), a Cisplatina passou a fazer parte do Império do Brasil.

Fortaleza de Santa Teresa - Rocha / Uruguai.


Suas muralhas duplas em silharia de pedra envolvem um perímetro de 642 metros.


Fortaleza de Santa Teresa - Departamento de Rocha - Uruguai.

A partir de 1825 recomeçaram as lutas pela independência da região, que se arrastaram até 1828. Em 31 de dezembro de 1825 soldados orientais, por ordens do Coronel Leonardo Olivera (em breve no marcador "Grandes Guerreiros"), conseguiram ocupar a Fortaleza de Santa Teresa, dela desalojando a força ocupante. Em 1828, com o auxílio da diplomacia britânica, a região se tornou independente como "República Oriental del Uruguay" (7 de agosto de 1828). Pelo tratado de 15 de maio de 1852, que estabeleceu a demarcação fronteiriça pela embocadura do arroio Chuí, ambos os fortes (San Miguel e Santa Teresa) permaneceram em território uruguaio.

Fortaleza de Santa Teresa.


Sólidas plataformas internamente ao longo das muralhas, serviam tanto para o plano de manobra dos canhões...


... Como para proteção do amplo pátio interno.


Para o deslocamento das peças de artilharia, os diversos planos eram ligados por rampas.


Os cinco baluartes possuem nomes: San Luis, San Martin, etc...


Fortaleza de Santa Teresa - Monumento Histórico do Uruguai.

Durante a chamada "Guerra Grande", em meados do século XIX, aqui se refugiaram as forças de Manuel Oribe, após o que a estrutura permaneceu abandonada, vindo a ser depredada pela população e quase encoberta pela areia trazida pelos ventos. Em 1895 foi recuperada, agora com a função de presídio.

Em seu interior há um dos três marcos dos tratados de limites, assinado em 1750 pelas duas coroas (podemos visualizá-lo em um cercado na esquerda da foto).

No século XX, a partir de 1927, uma comissão constituída pelos arquitetos "Baldomir" e "Capurro", e pelo historiador "Horácio Arredondo", iniciou um grande projeto para a sua recuperação, que compreendeu o reflorestamento da área envolvente para que as areias não voltassem a cobrir o monumento.

A Fortaleza de Santa Teresa recebeu um acabamento mais acurado devido à existência de pedras de granito no local.


Ao redor do terrapleno, ao abrigo das muralhas, estavam distribuidas as edificações.


Fortaleza de Santa Teresa.


Polvorín (paiol).



Pátio interno da fortaleza. Entre os prédios e as muralhas havia espaços reservados aos cavalos.


A fascinante e histórica Fortaleza de Santa Teresa.

A fortaleza encontra-se classificada como "Monumento Histórico do Uruguai". Atualmente bem conservada pelo governo do país, as suas instalações estão abertas à visitação pública, podendo ser apreciadas uma coleção de armaria e maquetes das fortalezas históricas do Uruguai.

Maquete da Fortaleza de Santa Teresa em exposição em um de seus aposentos, bem como a de todas as fortificações históricas do Uruguai.


Em suas instalações um riquíssimo acervo de História Militar, aberta a visitação pública.


Mesa de reunião dos oficiais.

RESUMO DAS OCUPAÇÕES DA FORTALEZA DE SANTA TERESA.

1762 - 1763 = (6 meses) Portugal.
1763 - 1811 = (48 anos) Espanha.
1811 - 1812 = (16 meses) Exércitos Patriotas.
1812 - 1814 = (2 anos) Portugal.
1814 - 1816 = (18 meses) Exércitos Patriotas.
1816 - 1822 = (6 anos) Portugal.
1822 - 1825 = (3 anos) Brasil.
1826 - 1827 = (3 meses)Exércitos Patriotas.
1827 - 1828 = (3 meses) Brasil.
Desde 1828 = República Oriental del Uruguay.

Fortaleza de Santa teresa - Rocha / UY.


Canhão do século XVIII, na Fortaleza de Santa Teresa.


HISTÓRICO DA FORTALEZA DE SANTA TERESA.

1762 - outubro - Os portugueses prevendo uma nova guerra com a Espanha decidem fortificar o ponto chamado "Castillos", acesso à passagem de "La Angostura". O Coronel tomás luis osório comessa as obras que são interrompidas em 1763 pelo avanço do Governador de Buenos Aires D. Pedro de Cevallos que ocupa Santa Teresa e San Miguel.

1763 - As obras são continuadas pelos espanhóis, o traçado é o de um pentágono irregular, com 5 bluartes e seu perímetro é de 642 metros.

1797 - O Corpo Veterano de Blandengues da fronteira de Montevidéo criado em dezembro de 1796, a utiliza com base de operações para cumprir sua missão de manter a segurança e a ordem na região.

1811 - Durante a Revolução Oriental é conquistada pelos patriotas uruguaios, caindo nas mãos dos portugueses quando estes invadem a Banda oriental em auxílio ao sitiado Montevidéo.

1812 - Os patriotas uruguaios voltam a recuperar a fortaleza que é utilizada para controlar a fronteira com Portugal.

1816 / 25 - Ao invadir os portugueses a Província Oriental fica sob o seu domínio.

1825 / 26 - Recupera parte de seu valor estratégico ao iniciar a "Cruzada Libertadora". As topas patriotas comandadas por Coronel Leonardo Olivera tomam esta fortificação na madrugada de 31 de dezembro de 1825. Com a tomada da Guarda de Chuí em 1° de janeiro de 1825 se completa a conquista da área.

1828 - outubro - Assinatura da Convenção Preliminar de Paz, gênesis do Estado Oriental do Uruguai.

1842 / 51 - É utilizada esporadicamente como guarda fronteiriça durante a "Grande Guerra".

1895 - Foi recuperada, agora com a função de presídio.

1923 - 10 de janeiro - cria-se a Primeira Comissão de Restauração que funcionou até 8 de abril de 1924.

1927 - 26 de dezembro - É declarado Monumento Histórico pela lei n°8172.

1928 - A Comissão Honorária de Restauração e Concervação da Fortaleza de Santa Teresa inicia os trabalhos de restauração.

1982 - Museo do sítio histórico, a exposição recria o aspecto de uma fortaleza do século XVIII e a evolução militar da dominação espanhola.

Canhões do século XVIII.


No verão (alta temporada) a Fortaleza de Santa Teresa pode ser visitada diariamente das 10:00 às 19:00, já no inverno é preciso a confirmação dos horários.

Parque Nacional Santa Teresa - Fortaleza de Santa Teresa - Rocha / UY




FORTALEZA DE SANTA TERESA, MONUMENTO HISTÓRICO DO URUGUAI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Coordenadas: 33°58'20.63"S - 53°32'57.96"O


FONTES:
Em negrito / itálico = Wikipédia.org

Em negrito / vermelho = Fortalezas.org
                                         http://www.fortalezasmuiltimidia.com.br/


Introdução e legendas das fotos = Valfredo Neves.

FOTOS: Valfredo Neves.

  




2 comentários:

  1. Apesar de ser morador da fronteira com o uruguay, só conheço o Forte de santa tecla ( espanho) este foi arrasado por Raphael Pinto bandeira em 1776, gostaria de conhecer são Miguel e santa teresa!!
    Paulo Ricardo

    ResponderExcluir
  2. Paulo Ricardo!
    Inicialmente obrigado pelo seu comentário! Realmente, tendo oportunidade não deixe de conhecer os fortes de Santa Teresa e São Miguel, são lugares fantásticos que de alguma maneira nos transportam ao passado. Em contra partida também tenho muita curiosidade em conhecer Santa Tecla e o faremos assim que possível... Forte abraço!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!!!!!!!