quinta-feira, 15 de maio de 2014

CASCATA DO GARAPIÁ - MAQUINÉ / RS.

Descobri Maquiné através de uma reportagem na televisão que incentivava o ecoturismo na região e dava como opção para fuga das lotadas praias do litoral norte do Rio Grande do Sul. Local realmente recomendado para quem procura um pouco de paz, sossego e aventura.
Sem saber muita coisa sobre a região, vinhamos perguntando quando retornávamos de Santa Catarina, foi quando chegamos na Pousada Espraiado (antiga BR 101, Km 68), a qual nos deram algumas informações e um mapinha de bolso que nos mostrava algumas opções de lugares e aventuras na região, decidimos então ficar hospedados para na manhã seguinte resolver o destino a ser explorado. Entre outras opções escolhemos a Cascata do Garapiá, que fica distante do centro de Maquiné aproximadamente 25 quilômetros, destes, 13 quilômetros são pela RS 484 até o distrito de Barra do Ouro, a estrada é de terra, mas é boa, plana e sem buracos (pelo menos na ocasião).

A estrada é de terra (RS 484).

Maquiné está dentro da Mata Atlântica com suas cascatas, trilhas e rios com águas cristalinas. Tombado pela UNESCO como Patrimônio Histórico Cultural, Maquiné cumpre o papel de corredor ecológico entre as áreas de preservação da zona litorânea e da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e também abriga a reserva biológica da Serra Geral.

Ponte Pencil sobre o Rio Maquiné.

Rio Maquiné e seus afluentes pedregosos.

Ponte Pencil em Barra do Ouro. São várias na região.

Após o distrito de Barra do Ouro, mais adiante seguindo pelo mapa de bolso, pegamos uma estrada a direita chamada "Linha Pedra de Amolar", até a Cascata do Garapiá são mais 12 quilômetros. Agora a estrada é mais pedregosa e mais fechada também, a Mata Atlântica é densa e em aluns lugares parece passar somente um carro, o correto é andar bem devagar para não ser surpreendido por outro em direção contrária. As marcações e placas que sinalizam a cascata são bem raras, mas existem, a "dúvida" de estar no caminho certo é companheira inseparável durante essa parte do percurso, a dica é ir perguntando mesmo, porém a densidade demográfica algumas vezes parece ser mínima nessa região.

A estrada agora é mais pedregosa e estreita e as placas indicando a cascata são raras.

Após passar a placa azul e uma passagem de concreto dentro do rio, chegamos ao limite onde os veículos alcançam, logo após a estrada se corta e buracos impedem a passagem.

Passagem de concreto próximo ao limite da estrada.

Mais duzentos metros e chega-se a entrada da mata e já estamos na região da cascata.

O barulho da queda é inconfundível, o ar fica mais frio devido a umidade da mata. O local é isolado o paraíso escondido fica dentro da Mata Atlântica. É proibido acampar no local para evitar o impacto ambiental, mas há varias opções de Camping privados na região, também pousadas e o balneário municipal.

A água é cristalina em seu leito pedregoso, porém fria.

Cascata do Garapiá - Maquiné - RS / BR.

Cascata do Garapiá.

A profundidade na água próximo a queda é de aproximadamente 3 metros.

A cascata tem em torno de 12 metros.

Na Cascata do Garapiá em Maquiné - RS.

Na região há outras opções de lazer e aventuras como: A Cascata da Forqueta, Cascata da Solidão, Cascata da Água Branca, Cascata da Boa Vista, Cascata do Escangalhado, Cânion da Serrinha, etc...
No município de Riozinho e em São Francisco de Paula que ficam próximos a Maquiné também existem várias cachoeiras e cascatas.
Bom! Era isso! Com tantas opções, porém sem mais tempo para explorar esses lugares citados acima, ficamos somente com a Cascata do Garapiá que nos mostrou mais uma vez que quanto mais difícil é encontrar, mais belo e preservado é o lugar.

CASCATA DO GARAPIÁ - PARAÍSO ESCONDIDO DENTRO DA MATA ATLÂNTICA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

TEXTO: Valfredo Neves.

FOTOS: Valfredo Neves.

Centro de informações Ecoturísticas e Ambientais em Maquiné: Av. Gal. Osório, 538 - Centro.