sábado, 29 de julho de 2017

MONUMENTO ARTIGAS - Artigas UY.

Temos muitos quilômetros pelo Uruguai, o conhecemos quase todo, dos seus 19 departamentos (estados) já estivemos em 18, fizemos a Meia Volta no Uruguai¹ pelo oeste subindo pelo centro e fizemos a Outra Meia Volta² entrando pelo Chuí percorrendo o litoral e subindo para completar alguns departamentos centrais. A nossa localização é privilegiada para tal, moramos em Santana do Livramento no Estado do Rio Grande do Sul / Brasil que faz fronteira com Rivera capital do departamento de mesmo nome localizado no norte do Uruguai. 

Devido a nossa localização, não fizemos só grandes viagens, mas sim na grande maioria das vezes passeios mais curtos como em cidades e lugares mais próximos com jornadas de um dia ou um final de semana. Por nossas andanças passamos por vários monumentos dedicados ao General Artigas, daí veio a ideia de registrá-los e tentar descrever algo que mostre as características dos monumentos e a biografia desse que é reconhecido como um grande líder revolucionário pelos uruguaios.

Monumento ao General Artigas.

Um de nossos registros o que escolhemos para estrear o marcador com o titulo "Monumentos ao Gal. Artigas" vem com a relevância de estar na cidade que trás o seu nome Artigas, que é capital do departamento que também leva o seu nome Artigas e por fim está localizado numa praça central de nome Praça Artigas, o que mostra sua referência nacional no Uruguai. 

General Artigas.

José Gervasio Artigas Arnal (1764 - 1850):
Foi um soldado e estadista rio-platense que serviu durante a Guerra da Independência da Províncias Unidas do Rio da Prata e é conhecido por ser o prenúncio do federalismo no país. Recebeu o título do "Chefe do Oriente" e "Protetor do Povos Livres". É honrado em ambos os lados do "Rio de la Plata", o herói máximo no Uruguai e herói nacional na Argentina.

Monumento ao General Artigas - Artigas / UY.

Em 1797 ingressou no Regimento de Lanceiros como tenente. Durante a Guerra hispano-portuguesa, combateu os ingleses no Prata, aliados dos portugueses. Nessa época iniciou-se o movimento de libertação das colônias espanholas e Artigas juntou-se aos insurretos, sendo nomeado tenente-coronel pela junta de Buenos Aires. Derrotou os espanhóis na Batalha de San José em 1811, obrigando o chefe da guarnição espanhola a retirar-se com suas tropas para Montevidéu. Derrotou novamente os espanhóis na Batalha de Las Piedras e sitiou a cidade. Divergindo do governo de Buenos Aires, retirou-se para o interior.

Após as resoluções do Congresso de Tucumán, Artigas uma vez mais entrou em guerra contra o exército luso-brasileiro que invadira a Banda Oriental. Derrotado na Batalha de Catalán em 1817, Artigas iniciou movimentos de guerrilha que duraram três anos. Não podendo mais resistir, após a derrota na Batalha de Tacuarembó em 1820, asilou-se no Paraguai, onde morreu 30 anos depois, sem haver retornado ao Uruguai.
(Veremos mais detalhes em postagens posteriores).

Monumento ao General Artigas em Artigas / Uruguay.

O Monumento na Praça Artigas que possui um grande espaço público é atração principal, foi criado a partir de um concurso onde participaram 17 escultores em 1953. O ganhador foi o Artista Plástico Armando Gonzales. A escultura que é banhada à bronze foi trazida de caminhão de Montevidéu, o translado durou 48 horas e o cavalo e cavalheiro foram trazidos separadamente. Sua base foi revestida com 6.420 plaquetas de Ágatas polidas por artesãos locais. O monumento foi inaugurado dia 12 de setembro de 1975.

Belíssimo Monumento ao General Artigas na cidade de Artigas / Uruguay. 

Em Rocha (1998, p. 32, apud SÁ 2007) vamos encontrar que "O homem é o que é por produzir arte, como sua suprema obra, a cidade, coloca o homem frente a novas perspectivas, a cidade é então palco das ativas transformações humanas, cenário de guerras e conquistas do passado, mas possibilidade de paz e solidariedade". 



MONUMENTO ARTIGAS - MONUMENTO, PRAÇA, CIDADE, DEPARTAMENTO, TODOS EM HOMENAGEM AO GRANDE HERÓI, ARTIGAS!!!!!!!!!!


COORDENADAS GOOGLE EARTH: 30º23'54.69"S - 56º 27'50.00" O.



TEXTO: Valfredo Neves.
Em Amarelo Itálico: Wickpédia.org, Turismoenartigas.blogspot.com.br

ROCHA, Paulo Mendes da. O Espaço como Suporte para Arte Pública: In Arte Pública. Trabalhos apresentados nos Seminários de Arte Pública realizados pelo SESC e pelo USIS, São Paulo,SESC, 1998. 319 p.

SÁ, Salma Dias Almeida. A Cidade, os Monumentos Públicos e Suas Relações com o Social. III Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. Salvador, BA: UFBa 2007.



FOTOS: Valfredo Neves.


VEJA: ¹ MEIA VOLTA NO URUGUAI.


² A OUTRA MEIA VOLTA.
Veja nos marcadores - Uruguai 1, Uruguai 2.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário!!!!!!!