domingo, 20 de novembro de 2011

VIA FERRATA

A Via Ferrata é um itinerário preparado nas paredes rochosa da montanha, equipados com degraus, escadas, passarelas, cabos, pitões, etc, destinado a facilitar a progressão e otimizar a segurança dos montanhistas.

Possui sete graus de dificuldade que vão de "fácil" a "extremamente difícil". Esses etinerários solidamente encabados continuam a ser, contra todas as aparências, domínios muito expostos, onde a segurança da progressão não deve ser jamais negligenciada.

Nas ilustrações abaixo o próprio principio da auto segurança, alojando com um mosquetão que corre sobre um cabo fixo, coloca de forma aguda a questão da força choque, que ultrapassa rapidamente, em caso de queda, os limites do material... e do homem.

Progressão Autônoma.


Em caso de fadiga.

Regra Central - A utilização de cordas, fitas e cordeletes é absolutamente proscrita em "Via Ferrata". Só os sistemas de absorção de energia dinâmica, tipo Zyper, são aceitaveis. A Zyper-Y utiliza-se com duas pontas mosquetonadas, pois o sistema de absorção é independente.


Atenção à Força Choque.


ORIGEM

Tudo começou em 1880, quando os guias alpinos de Madonna di Campiglio - Itália, prepararam a vertente oriental do cume da Brenta para facilitar a passagem de seus clientes. A idéia foi bem acolhida pelo exército italiano que resolveu equipar também as passagens escarpadas nas Dolomites a fim de permitir às tropas alpinas transportar material militar de uma guarnição para outra.
Democratizou-se na França e na Suíça a partir de 1900, e depois foi utilizado por países da Europa onde a prática do alpinismo é corrente.


Progressão Encordada.


ALGUMAS OPÇÕES DE VIA FERRATA NO BRASIL

  • Pedra do Leão - Caçapava do Sul / RS.
Veja nossa aventura na Via Ferrata da Pedra do Leão em:

  • Pedra Comprida - Vale do Bonfim / Petrópolis / RJ.
A Itaipava Channel leva você até lá:

  • Pedra do Baú - São Bento do Sapucaí / SP.
A agencia de turismo Primata oferece passeios guiados. Peça informações:



OPÇÕES DE SITES

Vias Ferrata no mundo (site em francês):

Vias Ferrata na França (site em francês):

Vias Ferrata na Itália (site em italiano com opções de outros idiomas):


O filme "VERTIGE" (vertigem), de 2009 com direção de Abel Ferry mostra um grupo de amigos em férias que passam por um percurso em Via Ferrata, é bem interessante para quem não conhece ter uma noção. O filme é classificado como Ação / Aventura / Suspense e tem duração de 90min.






INFORMAÇÕES NÃO DETALHADAS. A FORMAÇÃO OU O ACOMPANHAMENTO TÉCNICO É INDISPENSÁVEL PARA PRÁTICA DESSA ATIVIDADE !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



FONTES PARA ADAPTAÇÃO DO TEXTO:
Wikipedia.org e Catálogo PETZL 2002.

TÉCNICAS ILUSTRADAS:
Yves e Thomas Marchand (Catálogo PETZL 2002).



Se você conhece alguma Via Ferrata no Brasil, ou mais informações referentes ao tema contribua fazendo um comentário ou ainda pelo email valfredo.neves@hotmail.com












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário!!!!!!!