sábado, 16 de abril de 2011

"CERRO CEMENTERIO"

Seguindo de Tacuarembó pela "Ruta 26" quem vai em direção a Paysandú, a 25 km está o Vale do Éden (que veremos em outra postagem no marcador Tacuarembó - UY), porém antes de chegar à entrada do Vale do Éden, novecentos metros antes para ser mais exato encontramos o "Cerro Cementerio", literalmente como o seu próprio nome diz, o cerro é um cemitério.

Placa que indica o cerro

Antigamente eram feitos pequenos cemitérios próximos as grandes estâncias onde eram sepultados familiares dos proprietários, escravos e visinhos falecidos, porém com o crescimento dos centros urbanos logo surgiram os cemitérios nas cidades. O "Cerro Cementerio" primeiramente teria sido usado pelos indígenas, hoje em dia é muito citado como referência turistica na região pela sua combinação cemitério + cerro.

"Cerro Cementério" - Tacuarembó / "Ruta 26"

O cerro fica a uns cem metros da estrada, passando a cerca não há caminho marcado, seguindo pelo campo ao chegar próximo é preciso tomar cuidado, pois além de ter suas tumbas escavadas na rocha também há varias sepulturas no chão.

"Cerro Cementerio"

De quem vê o cerro da estrada, fazendo a volta por trás é melhor para ascender, mas cuidado lá em cima também há sepulturas, porém a vista é bem bacana, se tem a visão da estrada, dos campos, do arroio Tambores e da entrada para o vale do Éden.

Umbú próximo ao cerro*

Quando em visita é meio sinistro confesso, fiquei meio com receio, mas não senti o ambiente pesado como em outros lugares que já estive e que nem tumbas tinham, é só manter o respeito e o silêncio que o lugar exige, mas enfim, eu estive lá pela aventura, pelo cerro e pela curiosidade...



"CERRO CEMENTERIO", SINISTRO, PORÉM CURIOSO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



COORDENADAS: 31º48'30.89"S - 56º10'02.96"O



* Esta foto e muitas outras também podem ser visualizadas em:


TEXTO: Valfredo Neves.


FOTOS: Valfredo Neves.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário!!!!!!!