sábado, 12 de março de 2011

BALNEÁRIO IPORÁ


Num domingo desse verão (2011) partimos bem cedo pela manhã para cidade de Tacuarembó (capital departamental de Tacuarembó) e tínhamos como primeiro destino o Balneário Iporá. O balneário fica a aproximadamente 07 Km do centro da cidade, fica um pouco afastado, mas a estrada que leva até o lugar é em toda sua extensão asfaltada. Ao aproximarmos do lugar fomos engolidos por uma imensa floresta de eucaliptos que cerca a estrada pelos dois lados, marcando assim a entrada do balneário.

Túnel de eucaliptos na entrada de Iporá

Logo que chegamos uma placa um pouco castigada pelas ações do tempo nos saudava com um "Bienvenidos - Lago de la Juventud". Muitas pessoas já no local e carros não paravam de chegar, mesmo com a manhã meio nublada.

Placa de Boas Vindas - Iporá

Seguimos pelo asfalto com o grande Lago da Juventude a nossa esquerda, a nossa direita cabanas (que são alugadas para estadia) e florestas.

Lago de la Juventud - Iporá


Lago da Juventude - Baneário Iporá

Saindo do asfalto seguimos por uma estrada de terra que acompanha o lago, na verdade são muitas, com várias opções de acesso aos diferentes pontos do balneário, que nos fazem um convite a um grande passeio de mountain bike. Crianças brincavam em um agrande tobogã, que as conduzia as águas do lago com segurança em um cercado balizado.

Tobogã

Seguindo em frente passamos por uma ponte que nos lembrou aquelas aldeias dos filmes medievais...

Ponte - Balneário Iporá

...em seguida uma vila local com casas que exigiram muita criatividade de seus construtores.

Vila pequena com casas muito criativas e bonitas.

Entre as casas achamos uma porteira aberta no final de uma das ruas que nos levou para o outro extremo do balneário, onde fomos de carro até o "Cerro Mirador", como o próprio nome diz um mirante com uma formação rochosa onde tivemos uma vista incrivel de toda extensão do balneário.

Cerro Mirador - Balneário Iporá

O nome "Iporá" vem do Guarani onde "I" significa água e "porá" vem a ser um diminutivo para bonito, belo, claro, ficando "Águinha Bela", ou "Água Clarinha".

Iporá - Tacuarembó / UY

O balneário oferece em seu todo, atividades  e opções de lazer para os mais variados gostos, desde uma pescaria a até mesmo um simples chimarrão na sombra. Há opções para prática de esportes náuticos como Jet Ski, passeios de barco a motor ou a remo, Moutain Bike, há também quadras de esporte, vôlei, basquete, campo de futebol, vôlei de praia, locais próprios para banho e muita sombra. Há também uma grande área para camping em um bosque com churrasqueiras, lixeiras, água, luz e um banheiro amplo que me impressionou pela sua limpeza, apesar de ser aberto ao público, e com toda esta estrutura você ainda tem a opção de alugar uma cabana com ar condicionado, tv e tudo mais.
Fiquei sabendo posteriormente de uma piscina olímpica que infelizmente não podemos conhecer e por esse motivo desconheço o que é necessário para seu acesso e também  sua localização exata.
Eventos e competições esportivas são frequentemente organizados no lugar, nesse domingo estava rolando um triátlon, onde ciclistas, corredores e nadadores se revesavam em busca de suas melhores marcas. Um posto policial permanente e policiais em suas motos garantem a segurança e a ordem local.

O lugar é excelente e nos divertimos muito por lá, recomendo a todos.



BALNEÁRIO IPORÁ, MAIS UMA OPÇÃO DE LAZER !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



Coordenadas: 31°40'00.84"S  55°58'01.69"O


TEXTO: Valfredo Neves


FOTOS: Valfredo Neves
Obs.: A primeira imagem da postagem, o logo do Balneário Iporá é do Blog - http://www.ctetbo.blogspot.com/




4 comentários:

  1. Beleza Valfredo?
    Lugar lindo, você sabe me dizer quando custa a diária na área de camping ?, vou passar pela ruta 5, e dependendo acampo por lá.
    Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wagner!!!!!!!!
      Primeiramente, muito obrigado pelo seu comentário e participação. Respondendo a sua pergunta o balneário é público, a principio não é cobrado taxas para acampar... O lugar é realmente incrível, vale a pena conferir!!!!!!!

      Um Forte Abraço!!!!!!!

      Excluir
  2. Gostaria de saber o valor da diaria das cabanas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Já tem 5 anos que estivemos no Balneário... Vou ficar lhe devendo, mas numa próxima passagem iremos atualizar essas informações.
      Obrigado por participar e um Grande Abraço!!!!!!!!

      Excluir

Deixe seu Comentário!!!!!!!