Ao longe quando avistei aquele Farol fiquei hipnotizado pelas suas listras pretas e brancas, sozinho naquela "pequena-grande ilha", parecia estar envolto de uma redoma de vidro como aquelas peças raras de museu, intocável, talvez proibido, inacessível, exceto para alguns poucos privilegiados. Navegávamos numa embarcação que tinha como destino a Ilha do Arvoredo onde eu faria o meu curso de mergulho autônomo. Me lembrei de um ditado que dizia que "quando você pergunta fica por tolo durante alguns minutos e que quando não pergunta fica tolo para sempre", foi quando perguntei para um dos mergulhadores que me pareceu ter experiência e conhecer bem a região: "Que ilha é aquela?". Tratava-se da lha Galé que junto com as ilhas Deserta e do Arvoredo e mais o Calhau de São Pedro formam a RESERVA BIOLÓGICA MARINHA DO ARVOREDO, localizada no litoral brasileiro, a oeste da baía de Zimbros em Bombinhas, estado de Santa Catarina. A Reserva do Arvoredo juntamente com Abrolhos e Fernando de Noronha formam as três Reservas Biológicas Marinhas Brasileiras.
Ilha Galé - Reserva Biológica Marinha do Arvoredo - Bombinhas / SC.
Farol da Ilha Galé - Santa Catarina / Brasil.
Farol da Ilha Galé. A aproximadamente 7 quilômetros da costa.
Somente depois de alguns dias fiquei sabendo da existência do Farol do Arvoredo, estive tão próximo executando as atividades de mergulho e nem sequer "me passou pela cabeça" que a poucos metros dali tivesse um belíssimo Farol. A regra do nosso marcador "Caçadores de Faróis" era somente postar faróis que tivéssemos visitados ou pelo menos avistado, como o Farol da Ilha Galé. Mas vou abrir uma exceção, porque estive tão próximo do Farol do Arvoredo e sei que tão cedo não iremos por lá, pois as experiências foram intensas, mas nosso instinto explorador nos levará a novos destinos, esperamos que tão fantástico como esses em Bombinhas / SC.
Ilha do Arvoredo. Seguindo mais a frente avistaríamos o Farol...
Os dados a seguir fazem parte de uma pesquisa na internet que nos ajudará a complementar essa postagem com as características e a história do Farol do Arvoredo. Ao final da postagem serão creditadas as respectivas fontes de pesquisa.
FAROL DO ARVOREDO
O Farol do arvoredo é um Farol brasileiro que se localiza na extremidade sul da Ilha do Arvoredo, incluída na Reserva Biológica Marinha do Arvoredo no litoral do estado de Santa Catarina, no município de Bombinhas litoral norte.
Torre troncônica em ferro fundido, com lanterna e galeria, pintada com faixas horizontais brancas e vermelhas, com três edifícios térreos anexos, sendo que num deles funciona uma base do IBAMA. Tem instalado um aparelho lenticular de Fresnel.
HISTÓRIA
Desde o século XIX que os canais norte e sul da Ilha de Santa Catarina já eram motivo de preocupação, o que levou à construção dos faróis de Anhatomirim e de Naufragados respectivamente. No entanto, dado que o Farol de Anhatomirim não era avistado na parte mais larga do canal norte, iniciou-se em 1878 a construção de um novo Farol, cuja torre foi fabricada na Inglaterra. A construção remonta assim ao Segundo Reinado e foi inaugurado no dia 14 de março de 1883. A sua finalidade é a de orientar a navegação ao norte da Ilha de Santa Catarina. Atualmente emite uma luz branca com quatro ocultações a cada sessenta segundos, visualizada até 24 milhas náuticas de distância (cerca de 44 quilômetros).
Em 2007 foi inaugurado o sistema de fornecimento de energia elétrica ao Farol a partir de painéis de células fotovoltaicas (energia solar), fruto de um convênio entre as Centrais Elétricas de Santa Catarina, a Eletrosul, o Laboratório de Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina e a Marinha do Brasil, com financiamento do Ministério das Minas e Energia.
*Farol da Ilha do Arvoredo - Bombinhas / SC.
FAROL DO ARVOREDO
LOCALIZAÇÃO: Bombinhas - Santa Catarina / Brasil.
COORDENADAS: 27º 17'S - 48º 21'W.
INAUGURAÇÃO: 14 de março de 1883.
ALTURA: 16 Metros.
ALTITUDE: 90 Metros.
ALCANCE LUMINOSO: 24 Milhas Náuticas.
CARACTERÍSTICAS: Luz Oc(2+2)W 60s. - Ótica: Lentes Fresnel.
Nº NACIONAL: 3880.
Nº INTERNACIONAL: G-0562.
Nº da NGA: 18856
Nº da ARLHS: BRA-042.
SINAIS,
VINDOS DE UM LUGAR TÃO LONGE
AS VEZES SE ESCONDEM.
NO FAROL EM UMA ILHA,
NUMA NOITE TÃO VAZIA...
Luan Santana
TEXTO: Valfredo Neves.
Texto em "Negrito Laranja" fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Farol_do_Arvoredo
FOTOS: Valfredo Neves.
*Foto do Farol da Ilha do Arvoredo: www.mar.mil.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu Comentário!!!!!!!