Descobri Maquiné através de uma reportagem na televisão que incentivava o ecoturismo na região e dava como opção para fuga das lotadas praias do litoral norte do Rio Grande do Sul. Local realmente recomendado para quem procura um pouco de paz, sossego e aventura.
Sem saber muita coisa sobre a região, vinhamos perguntando quando retornávamos de Santa Catarina, foi quando chegamos na Pousada Espraiado (antiga BR 101, Km 68), a qual nos deram algumas informações e um mapinha de bolso que nos mostrava algumas opções de lugares e aventuras na região, decidimos então ficar hospedados para na manhã seguinte resolver o destino a ser explorado. Entre outras opções escolhemos a Cascata do Garapiá, que fica distante do centro de Maquiné aproximadamente 25 quilômetros, destes, 13 quilômetros são pela RS 484 até o distrito de Barra do Ouro, a estrada é de terra, mas é boa, plana e sem buracos (pelo menos na ocasião).
A estrada é de terra (RS 484).
Maquiné está dentro da Mata Atlântica com suas cascatas, trilhas e rios com águas cristalinas. Tombado pela UNESCO como Patrimônio Histórico Cultural, Maquiné cumpre o papel de corredor ecológico entre as áreas de preservação da zona litorânea e da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e também abriga a reserva biológica da Serra Geral.
Ponte Pencil sobre o Rio Maquiné.
Rio Maquiné e seus afluentes pedregosos.
Ponte Pencil em Barra do Ouro. São várias na região.
Após o distrito de Barra do Ouro, mais adiante seguindo pelo mapa de bolso, pegamos uma estrada a direita chamada "Linha Pedra de Amolar", até a Cascata do Garapiá são mais 12 quilômetros. Agora a estrada é mais pedregosa e mais fechada também, a Mata Atlântica é densa e em aluns lugares parece passar somente um carro, o correto é andar bem devagar para não ser surpreendido por outro em direção contrária. As marcações e placas que sinalizam a cascata são bem raras, mas existem, a "dúvida" de estar no caminho certo é companheira inseparável durante essa parte do percurso, a dica é ir perguntando mesmo, porém a densidade demográfica algumas vezes parece ser mínima nessa região.
A estrada agora é mais pedregosa e estreita e as placas indicando a cascata são raras.
Após passar a placa azul e uma passagem de concreto dentro do rio, chegamos ao limite onde os veículos alcançam, logo após a estrada se corta e buracos impedem a passagem.
Passagem de concreto próximo ao limite da estrada.
Mais duzentos metros e chega-se a entrada da mata e já estamos na região da cascata.
O barulho da queda é inconfundível, o ar fica mais frio devido a umidade da mata. O local é isolado o paraíso escondido fica dentro da Mata Atlântica. É proibido acampar no local para evitar o impacto ambiental, mas há varias opções de Camping privados na região, também pousadas e o balneário municipal.
A água é cristalina em seu leito pedregoso, porém fria.
Cascata do Garapiá - Maquiné - RS / BR.
Cascata do Garapiá.
A profundidade na água próximo a queda é de aproximadamente 3 metros.
A cascata tem em torno de 12 metros.
Na Cascata do Garapiá em Maquiné - RS.
Na região há outras opções de lazer e aventuras como: A Cascata da Forqueta, Cascata da Solidão, Cascata da Água Branca, Cascata da Boa Vista, Cascata do Escangalhado, Cânion da Serrinha, etc...
No município de Riozinho e em São Francisco de Paula que ficam próximos a Maquiné também existem várias cachoeiras e cascatas.
Bom! Era isso! Com tantas opções, porém sem mais tempo para explorar esses lugares citados acima, ficamos somente com a Cascata do Garapiá que nos mostrou mais uma vez que quanto mais difícil é encontrar, mais belo e preservado é o lugar.
CASCATA DO GARAPIÁ - PARAÍSO ESCONDIDO DENTRO DA MATA ATLÂNTICA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
TEXTO: Valfredo Neves.
FOTOS: Valfredo Neves.
Centro de informações Ecoturísticas e Ambientais em Maquiné: Av. Gal. Osório, 538 - Centro.
Bem pertinho desta cascata fica a gigantesca Cachoeira da Serrinha, que tem mais de 400 metros de altura.
ResponderExcluirMais informações em www.facebook.com/cachoeiras.gigantes/.
Obrigado pela sua participação Leomar.
ExcluirNuma próxima passagem por lá com certeza iremos procurá-la. Também fica a dica para os visitantes do blog.
Grande Abraço!!!!!!!
Boa noite! Queria saber onde se deixa o carro para seguir a pé até a cascata...?
ResponderExcluirOlá Thayane!
ExcluirComo comentei na postagem, a aproximadamente 200m da cascata a estrada se corta em buracos que impossibilitam os carros chegarem mais próximo...
Deixamos o carro ali mesmo, pois havia uma casa passando a passagem de concreto. O local é rustico, não há infra estrutura, o carro fica na estrada mesmo!!!!!!
Desejamos um bom passeio!
Grande Abraço!!!!!
boa noite! esses locais todos, tem acesso gratuito? muito massa as paisagens
ResponderExcluirBoa Noite!
ExcluirSim o acesso é livre, porém há algumas restrições como não acender fogueiras e não é permitido acampar também... Para isso há opções próximas...
Em uma reportagem recente vimos que a estrada para Cascata do Garapiá estava boa, mas para outras cachoeiras da região as estradas sofreram danos com as enchentes, é sempre bom se informar nas localidades!!!!!
Grande Abraço!!!!!!!
Conheci hoje, 7 set '18 a Cascata do Garapiá. Bela formosa calma é um jardim natural e preservado por nós, digo, que deve ser preservado por todos Nós. Pesquisei e por incrível que pareça ainda não encontrei o significado da palavra GARAPIÁ
ResponderExcluirOlá Julio!!!!!!
ExcluirRealmente é um lugar incrível e fascinante...
Um Grande Abraço e Boas Aventuras!!!!!!!!
Olá! É possível chegar até a cascata sem passar por ponte pencil (como as das fotos)?
ResponderExcluirObrigada!
Olá!
ExcluirDesculpe a demora para a resposta, pois estávamos em uma expedição...
Sim é possível, as pontes são usadas por moradores locais, mas não interferem no caminho dos visitantes...
Obrigado por participar!!!!! Um Grande Abraço!!!!!!!