sexta-feira, 15 de abril de 2016

SÃO NICOLAU - Missões.


Chegamos a São Nicolau em meia tarde, cidade pacata, tipica do interior, poucas pessoas nas ruas, talvez pela chuvinha fina que parava e voltava a todo instante. Já não estávamos mais "crus", tínhamos evoluído devido ao enriquecimento cultural em nossas visitas aos Sítios de São João Batista¹, São Miguel Arcanjo² e São Lourenço Mártir³. Em São Nicolau completaríamos os quatro sítios arqueológicos brasileiros, pertencentes aos Sete Povos das Missões.

O lugar é mágico, são quase 400 anos de história fundida com lendas e crenças herdadas de seu povo ao longo dos tempos. O município está situado na Região das Missões, noroeste do Estado do Rio Grande do Sul / Brasil, divisa com a  Argentina.

São Nicolau - Missões / Brasil.


Sítio Arqueológico de São Nicolau - RS / Brasil.

Houveram dois Ciclos Missioneiros.
No 1º Ciclo Missioneiro, São Nicolau do Piratini foi a primeira Redução, fundada em 3 de maio de 1626 pelo missionário jesuíta Roque Gonzales de Santa Cruz (o mesmo que fundou a Redução Jesuítica de Encarnacion de Itapua em 1615). Em 1638, doze anos após a sua fundação, devido à invasão dos bandeirantes, os índios imigraram para a margem ocidental do Rio Uruguai e fixaram-se em Apostoles, um dos 30 Povos, hoje município argentino da Província de Misiones.

Ruínas das casas dos padres - Redução Jesuítica de São Nicolau.


Ruínas de São Nicolau - Rio Grande do Sul / Brasil.

O 2º ciclo é a fase dos Sete Povos das Missões, em 1687, São Nicolau voltou a ser  a ser fundada próximo ao local da primitiva São Nicolau. Foi a única redução da primeira fase jesuítica no atual Rio Grande do Sul a ser refundada na segunda fase, período conhecido como o dos SETE POVOS DAS MISSÕES.

Sítio Arqueológico de São Nicolau - Missões.


Redução Jesuítica de São Nicolau - Sete Povos das Missões.
  • A primeira Redução Jesuítica dos 30 povos fundada pelos missionários da Companhia de Jesus foi San Ignácio Guazú em 1609 (hoje sua localização fica em território paraguaio).
  • A primeira Redução Jesuítica fundada na parte oriental do Rio Uruguai (atual estado do Rio Grande do Sul / Brasil) foi São Nicolau do Piratini em 1626.
  • A primeira Redução Jesuítica fundada no período dos 7 Povos das Missões (atual estado do Rio Grande do Sul / Brasil), foi São Francisco de Borja em 1682.

Pisos originais da antiga Redução Jesuítica.


Ruínas de São Nicolau - RS / BR.

Dos Sete Povos das Missões 3 tiveram seus vestígios encobertos pelas formações urbanas, são eles os atuais municípios de: São Borja, São Luis Gonzaga e Santo Ângelo.

Os outros 4 são Sítios Arqueológicos tombados pelo IPHAN como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Dois deles, São Miguel² e São Nicolau, fizeram com que crescessem em seu entorno os seus respectivos municípios. Os outros dois sítios, São joão Batista¹ e São Lourenço Mártir³, ainda estão  localizados e preservados em localidades rurais.

Destes apenas São Miguel² foi tombado pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Figueira centenária na antiga Redução de São Nicolau.


A natureza mostra a sua força e oferece a percepção do passar dos anos nesse mágico lugar.


A figueira envolveu a estrutura da antiga redução.

O Sítio Arqueológico de São Nicolau foi objeto de importantes pesquisas arqueológicas históricas, onde foram evidenciados pisos cerâmicos e fundações dos prédios da antiga redução, que se distribuem sob toda a cidade atual.

Sítio Arqueológico de São Nicolau.

Durante o passeio íamos observando e tendo a dimensão da Redução, bem como conhecendo um pouco da história, acompanhando as descrições de placas explicativas espalhadas estrategicamente ao longo do Sítio Arqueológico.
  
QUINTA:

"Atrás [do Claustro] há igualmente um pomar cercado de muros".

Ruínas da Quinta - Redução Jesuítica de São Nicolau.

A Redução destacou-se por agrupar índios com grandes habilidades artísticas que produziam pinturas e esculturas em madeira para várias reduções. Hoje encontram-se na Igreja Matriz, que está localizada em frente à Praça Padre Roque Gonzáles, três imagens sacras da Estatuária de São Nicolau. As imagens são: Santo Antônio, Santo Izidro e Senhor dos Passos.

São Nicolau - Rio Grande do Sul / Brasil

IGREJA:

"A igreja é igualmente voltada para o norte, erguida em uma praça regular e cercada de casas; tem também um pórtico, duas naves laterais, duas sacristias e três altares. Não tem campanário nem coro; enfim as paredes são igualmente feitas de terra e pedras, sendo a abóbada e as colunas de madeira".
"O pórtico pelo qual se entra no templo tem somente uma fila de colunas. Contei 96 passos da porta ao altar-mor e 34 de largura".

Ruínas da Igreja da Redução Jesuítica de São Nicolau.


 
Ruínas de São Nicolau - Rio Grande do Sul / BR.


Ruínas da Igreja em São Nicolau - Missões.


Redução jesuítica de São Nicolau - Missões.

INTERIOR DA IGREJA:

"As naves laterais são separadas da principal por oito arcadas sustidas em colunas de ordem compósita. Os ornatos dos altares são dourados  e sobem até a abóboda, como em S. Borja, porém, com maior regularidade. Quanto à abóboda é ela pintada de arabescos grosseiros, cujo conjunto produz, entretanto, efeito muito agradável".

Piso original da Igreja preservado.

BATISTÉRIO: 

"Em uma pequena capela ficam as pias batismais, capela que é ornamentada com muito gosto, com o teto em forma de zimbório, de oito partes, tendo cada um emblema referente ao batismo, acompanhado de uma divisa".

Sítio Arqueológico de São Nicolau - Rio Grande do Sul / Brasil.


Partes das colunas de sustentação.

A praça Roque Gonzales de Santa Cruz, que foi batizada com o nome do fundador da Redução de São Nicolau e está localizada dentro da área da redução, foi projetada pela arquiteta Glenda Pereira da Cruz, em 1981, e possui aproximadamente as dimensões da antiga praça da Redução. os espaços são compostos com materiais naturais e vegetação regional. É um elo entre a antiga igreja e o Cabildo do Sítio Arqueológico.

Ruínas do Cabildo da Redução de São Nicolau.

Cabildo era o lugar onde funcionava a sede administrativa da redução, trazendo para a atualidade uma espécie de câmara de vereadores ou prefeitura, onde se reuniam o corregedor, caciques (em cada Redução haviam aproximadamente 20 caciques), enfim as lideranças da Redução. 

Ruínas do Cabildo.


Cabildo de São Nicolau.

As pedras das ruínas estão numeradas pois é um mapeamento de restauração em caso de queda. Uma figueira centenária que cresceu junto a ruína está amparada por escoras metálicas, pois após ser atingida por um raio, ficou vulnerável a sofrer uma queda devido ao peso e a forma como cresceu. Também parece não querer se separar da velha amiga onde natureza e história se fundem em uma só.

Natureza e História se fundem em São Nicolau.


Escoras sustentam a velha árvore.

A população da Redução de São Nicolau chegou a ter  aproximadamente 7.700 habitantes no ano de  1731, mais que na atualidade, pois o último senso apontou o município de São Nicolau com uma população de 5.727 habitantes.

Ruínas da Redução de São Nicolau - RS / BR.


Ruínas do Cabildo em São Nicolau - RS.

CABILDO:

Em frente à igreja há um edifício de um andar, com nove sacadas e telhados à italiana; o rés-do-chão apresenta três arcadas deixando ver ao fundo uma comprida rua terminada por uma aléia de laranjeiras, à extremidade fica uma capela".

Ruínas do Cabildo - São Nicolau / RS.


Ruínas de São Nicolau - Missões - Rio Grande do Sul / BR.


Sítio Arqueológico de São Nicolau.

Em frente a praça uma construção nos chamou a atenção. Pouco descobrimos sobre ela, mas teria sido reconstruída com pedras da antiga redução, é inabitada, tornando-se mais um atrativo turístico de São Nicolau.

Próximo fica a Sala de Exposição "Fragmentos de uma Civilização". A exposição está composta por peças encontradas durante as escavações do IPHAN no ano de 1979. A exposição foi organizada no ano de 1988, pela arqueóloga Vera Thadeu, totalmente voltada para arte guaranítica.

Junto a sala de exposição funciona a Secretaria de Turismo de São Nicolau, e em visita fomos recepcionados pela Secretária de Turismo Municipal, na época, a incansável Ana Paula Alvarenga, pessoa educadíssima ao tratar com as pessoas, possuidora de grande conhecimento sobre as questões históricas, locais e regionais no que diz respeito ao povo missioneiro, muito competente. Através dela conseguimos lugar para nos hospedar e informações importantes para passarmos para a Argentina em busca de suas Reduções. 

Casa de Pedra em São Nicolau - RS.


Tapera de Pedra em São Nicolau - Missões.


Construída com pedras da antiga redução.

Também em frente a praça, próximo ao estacionamento, visitamos a antiga adega subterrânea dos padres jesuítas. Um espaço preservado que para muitos ainda é um mistério. Lendas e teorias nunca confirmadas levavam a crença de que existiam passagens subterrâneas que ligavam uma redução a outra como quando da descoberta arqueológica da adega. Só que na verdade o que se confirmaram eram espaços conhecidos como adega onde se guardavam alimentos e bebidas, por questão de conservação em baixo da terra, onde a temperatura era mais baixa. 

Adega de São Nicolau.


Adega Jesuítica de São Nicolau - Um achado Arqueológico de extrema relevância.

A adega Jesuítica de São Nicolau foi construída em pedra de arenito, e é a única em todos os povos da margem oriental do Rio Uruguai e encontra-se em ótimo estado de conservação.

Adega da Redução Jesuítica de São Nicolau.


Adega no Sítio Arqueológico de São Nicolau.


 
Adega Jesuítica da Redução de São Nicolau - Sete Povos das Missões.

Nossa hospedagem terá uma postagem exclusiva, porém fica a dica de outros pontos turísticos como o: Sobrado da família Silva; Passo do Padre; Imagens Sacras, entre outros.

Já é uma realidade em São Nicolau também a Biblioteca de estudos Missioneiros que reúne em torno de 700 títulos que tratam da colonização jesuítico-guarani. A biblioteca foi montada em uma parceria com o IPHAN, é única no Estado e as pesquisas só podem ser feitas in-loco (no lugar - no próprio local).

Passear por São Nicolau foi incrível, o Sítio Arqueológico tem peculiaridades impares, história, cultura, aventura, o que buscávamos, encontramos. Contos e lendas tratam de tesouros jesuítas escondidos pelas reduções, porém chega a ser um clichê, mas o verdadeiro tesouro estão nas histórias, na cultura e na magia das paredes centenárias. 


SÃO NICOLAU - AQUI NASCEU O RIO GRANDE !!!!!!!!!!!!!!!




COORDENADAS GOOGLE EARTH:
Sítio Arqueológico - 28º11'06.49"S - 55º15'41.64"O.

Casa de Pedra - 28º11'03.83"S - 55º15'44.29"O.

Adega - 28º11'07.00"S - 55º15'44.23"O.




TEXTO:
Adaptação - Valfredo Neves.

Fonte -
Folders Turísticos.





Em Amarelo - Relatos transcritos em placas explicativas no Sítio Arqueológico, retirados de cartas históricas.



FOTOS: Valfredo Neves.




VEJA TAMBÉM AS POSTAGENS:






VEJA EVENTOS NA REGIÃO EM:






CONTATOS EM SÃO NICOLAU:
  • Secretaria municipal de Turismo de São Nicolau - (55) 3363 1034.
  • Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São Nicolau - (55) 3363 1465.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário!!!!!!!