Seguindo de Tacuarembó pela "Ruta 26" quem vai em direção a Paysandú, a 25 km está o Vale do Éden (que veremos em outra postagem no marcador Tacuarembó - UY), porém antes de chegar à entrada do Vale do Éden, novecentos metros antes para ser mais exato encontramos o "Cerro Cementerio", literalmente como o seu próprio nome diz, o cerro é um cemitério.
Placa que indica o cerro
Antigamente eram feitos pequenos cemitérios próximos as grandes estâncias onde eram sepultados familiares dos proprietários, escravos e visinhos falecidos, porém com o crescimento dos centros urbanos logo surgiram os cemitérios nas cidades. O "Cerro Cementerio" primeiramente teria sido usado pelos indígenas, hoje em dia é muito citado como referência turistica na região pela sua combinação cemitério + cerro.
"Cerro Cementério" - Tacuarembó / "Ruta 26"
O cerro fica a uns cem metros da estrada, passando a cerca não há caminho marcado, seguindo pelo campo ao chegar próximo é preciso tomar cuidado, pois além de ter suas tumbas escavadas na rocha também há varias sepulturas no chão.
"Cerro Cementerio"
De quem vê o cerro da estrada, fazendo a volta por trás é melhor para ascender, mas cuidado lá em cima também há sepulturas, porém a vista é bem bacana, se tem a visão da estrada, dos campos, do arroio Tambores e da entrada para o vale do Éden.
Umbú próximo ao cerro*
Quando em visita é meio sinistro confesso, fiquei meio com receio, mas não senti o ambiente pesado como em outros lugares que já estive e que nem tumbas tinham, é só manter o respeito e o silêncio que o lugar exige, mas enfim, eu estive lá pela aventura, pelo cerro e pela curiosidade...
"CERRO CEMENTERIO", SINISTRO, PORÉM CURIOSO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
COORDENADAS: 31º48'30.89"S - 56º10'02.96"O
* Esta foto e muitas outras também podem ser visualizadas em:
TEXTO: Valfredo Neves.
FOTOS: Valfredo Neves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu Comentário!!!!!!!